terça-feira, 7 de junho de 2011

GRÃOS/EUA: CLIMA MELHORA E PLANTIO GANHA RITMO.

Produtores dos Estados Unidos aceleraram o plantio de milho ao longo da última semana, pois o clima ficou mais seco e permitiu redução da umidade nos campos. Além disso, as áreas já cultivadas puderam evoluir mais, após semanas de chuvas persistentes e atrasos.
"Muitas áreas que poderiam ser abandonadas vão ser plantadas", disse o analista John Kleist, da corretora Ebottrading.com. Até domingo, 94% das lavouras de milho haviam sido plantadas, mais do que os 86% registrados uma semana antes e abaixo da média em cinco anos, de 98% para este momento, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Os maiores avanços ocorreram em Estados no leste do Cinturão do Milho, como Ohio e Indiana, onde os produtores encontravam dificuldades para plantar. Em Ohio, 58% do plantio havia sido realizado até domingo, mais do que os 19% da semana anterior e menos do que a média de 99% para este momento. No oeste de Iowa e Illinois, o plantio praticamente foi concluído e a safra vem se beneficiando das chuvas periódicas.
De modo geral, 67% das lavouras de milho apresentam condições boas a excelentes, segundo o USDA, ante 63% na semana passada. Cerca de 79% da safra emergiu, quanto uma semana antes eram 66%. A média em cinco anos é de 90% para este momento do ano. "Tivemos um clima de estufa em Illinois, Iowa e partes do Nebraska, o que está aparecendo no relatório", explicou Kleist, descrevendo as condições favoráveis.
Soja
Produtores também fizeram avanços significativos nas lavouras de soja. Até domingo, 68% da safra foi plantada, segundo o USDA, mais do que os 51% registrados uma semana antes e abaixo da média de 82% para esta época do ano.
O plantio continua lento em Ohio, onde 26% da safra foi cultivada, mais do que os 7% da semana passada, mas muito abaixo da média de 88%. No entanto, em Iowa 94% da safra já foi plantada, ante 87% na semana anterior, enquanto a média em cinco anos é de 93%.
Analistas afirmaram que os atrasos no cultivo de soja não são surpreendentes, pois é esperado que os agricultores se concentrem no plantio de milho neste momento. A soja pode ser plantada posteriormente, enquanto o milho perderia potencial de produtividade. Cerca de 44% das lavouras de soja emergiram, ante 27% na semana passada e média de 61%, de acordo com o USDA.
Trigo
No norte das Grandes Planícies, apenas 57% da safra emergiu até domingo, ante 40% na semana passada e média de 92% nesta época do ano. Chuvas persistentes mantiveram os produtores longe dos campos durante semanas, indicando que não poderão semear área tão extensa quanto planejavam.
Cerca de 79% da safra de trigo de primavera foi plantada, ante 68% na semana anterior e média de 98% em cinco anos. Na Dakota do Norte, principal Estado produtor de trigo de primavera no país, 69% da safra foi plantada, ante média de 97%. Cerca de 39% das lavouras emergiram, enquanto a média é de 89%. "O plantio de trigo de primavera segue em ritmo lento", observou o analista Brian Henry, da corretora Benson Quinn Commodities.
Produtores estão colhendo o trigo de inverno no sul. As lavouras foram danificadas por severa seca no sul das Grandes Planícies. Cerca de 10% da safra foi colhida, mais do que a média de 6% para este momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas