segunda-feira, 6 de junho de 2011

SOJA: CÉLERES ELEVA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO PARA 73,6 MI TONS

Com a finalização da colheita no Brasil, a consultoria Céleres reajustou seus índices de produtividade das lavouras de soja e elevou hoje sua estimativa de produção da safra 2010/11 para 73,6 milhões de toneladas, ante 72,5 milhões previstos no mês passado.
Em seu relatório de acompanhamento de safra, o penúltimo para este ciclo, a consultoria elevou as estimativas de produção de vários Estados em relação aos dados divulgados em maio. Os principais ajustes foram para Rio Grande do Sul (+328 mil t), Mato Grosso (+320 mil t), Bahia (+158 mil t), Mato Grosso do Sul (+126 mil t), Tocantins (+41 mil t) e Santa Catarina (+34 mil t).
Já em relação à comercialização, até o final da semana passada os sojicultores brasileiros tinham negociado 69% da safra, alta de dois pontos porcentuais ante a semana anterior e contra 61% em igual período da safra passada.
O Estado mais avançado na comercialização é Mato Grosso, com 89% da produção vendida. O Paraná, segundo maior produtor atrás de Mato Grosso, negociou 63% de sua safra, e o Rio Grande do Sul, 42%.
No mercado doméstico, os preços da soja encerraram a semana passada estáveis, pois segundo a Céleres os ganhos registrados devido às cotações externas foram anulados pela valorização do real frente ao dólar. No acumulado de 30 dias, as cotações tiveram ganho de 1,9%.
Por sua vez a exportação da soja via porto de Paranaguá teve como referência o prêmio de venda para julho de 2011 na casa de US$ 0,12 por bushel, dois pontos de alta em relação à semana anterior. Em Paranaguá, a saca da oleaginosa terminou a semana valendo US$ 30,7, alta de 0,7% no acumulado de sete dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas