terça-feira, 7 de junho de 2011

SOJA: AGRURAL ELEVA SAFRA PARA 74,1 MILHÕES DE TONS

A consultoria AgRural elevou hoje sua estimativa para a safra 2010/11 de soja do Brasil para 74,1 milhões de toneladas, ante 73,17 milhões previstos no mês passado. O aumento deveu-se a produtividades maiores no Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
A consultoria explicou que a maior parte desse incremento veio do ajuste na produtividade média do Paraná, que subiu de 53,3 sacas por hectare no último levantamento para 55 sacas por hectare. No Rio Grande do Sul a estimativa passou de 46,7 sacas para 47,5 sacas por hectare, e na Bahia de 51 sacas para 54 sacas por hectare.
Dos 12 estados que mais produzem soja no Brasil, apenas Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí não bateram recorde, de acordo com os cálculos da AgRural. Com esses ajustes, a produtividade média do Brasil ficou em 51,2 sacas por hectare, um recorde mundial de rendimento nacional da oleaginosa que antes era das 49,9 sacas colhidas pela Argentina na temporada 2006/07.
Comercialização - O Brasil vendeu 71% da atual safra até o final de maio, acima dos 65% de um ano atrás e avanço de seis pontos percentuais em relação aos 65% do final de abril.
Entre os grandes produtores, o Estado que mais avançou foi o Paraná, que passou de 52% no final de abril para 62% em maio. O Rio Grande do Sul, que avançou seis pontos no mês, segue como o Estado com menos comercialização no País, já que os produtores seguem à espera de preços melhores e negociaram 42% da safra.
No Centro-Oeste, onde a comercialização é sempre mais adiantada, já há pouco a vender segundo a AgRural e, por isso, a evolução em maio foi modesta, especialmente em Mato Grosso, que passou de 83% para 87%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas