segunda-feira, 26 de julho de 2010

TEMPO SECO NA MAIOR PARTE DO BRASIL.

O tempo deve continuar seco na maior parte do Brasil nesta semana, com chuvas apenas no leste do Nordeste e no extremo norte do País, informa a Somar Meteorologia em seu boletim semanal. No Sul, o período inicia com tempo seco e queda de temperatura, após um fim de semana chuvoso no Rio Grande do Sul. O Estado deve registrar geada nas áreas ao sul e regiões serranas. No Sudeste e no Centro-Oeste a temperatura sobe nos próximos dias.
Na sexta-feira (30), uma nova frente fria deverá chegar ao Rio Grande do Sul e voltará a causar chuvas no final da semana. Porém, não há previsão de chuva para as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste, o que confirma a expectativa de um inverno seco sobre o Brasil Central. No início de agosto, a incidência e o volume de chuvas no Sul devem diminuir. "Essa condição deve agravar ainda mais as condições do déficit hídrico, secura do ar, problemas com pastagens, queimadas e qualidade o ar", afirmou Paulo Etchichury, sócio diretor da Somar.
Uma nova massa de ar polar deve chegar ao Rio Grande do Sul a partir do dia 4 de agosto, para depois subir para os demais Estados da Região, para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Pode ocorrer geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.

Chuvas
Algumas regiões do Brasil Central tiveram um período de ausência total de chuvas em julho, segundo a Somar, com destaque para áreas em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia, onde não chove há mais de 150 dias. As precipitações do mês ficaram concentradas no extremo Sul e no extremo Norte do Brasil e no leste da Região Nordeste, especialmente na região do Recôncavo Baiano. A Somar relatou que o frio e geadas no Sul do Brasil foram destaque no mês, mas estiveram dentro do padrão climático para esta época do ano.
A umidade do solo continua satisfatória, ou seja, acima de 60%, na Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. A mesma condição é observada no Norte, litoral das Regiões Sudeste e Nordeste. No Brasil Central, o longo período seco fez a umidade cair abaixo de 10%.

Estados Unidos
Nesta semana as chuvas devem se concentrar um pouco mais sobre o Sul dos Estados Unidos. No início de agosto, o tempo permanecerá quente e com chuvas isoladas no Meio-Oeste devido à propagação de áreas de instabilidades típicas do verão no Hemisfério Norte. De acordo com a Somar, não há previsão nem indícios de estiagem que possa afetar a produção local.
Durante a semana passada e neste final de semana voltou a chover sobre a região. Mesmo de forma irregular e mal distribuídas, as precipitações contribuíram para reduzir o risco de estiagem e favoreceram as lavouras de milho e soja, principalmente as que já se encontram na fase crítica (floração e enchimento de grão). Os maiores volumes (50 a 100 mm) se concentraram sobre importantes regiões produtoras, incluindo parte dos Estados de Minnesota, Dakota do Sul, Iowa, Missouri, Illinois, Wisconsin e Indiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas