quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LEILÕES DE MILHO CONAB : GOVERNO ENCERRA LEILÕES.

Os produtores de Mato Grosso pretendem pedir o apoio do governo na comercialização de mais 1 milhão de toneladas de milho. O último leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) em apoio ao cereal foi realizado hoje e desde o primeiro pregão, realizado em 27 de maio, o Estado comercializou subvenção equivalente a 6,787 milhões de toneladas de milho, ou 91,71% das 7,4 milhões de toneladas do Estado. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Glauber Silveira, a ajuda não é suficiente, porque a safra de Mato Grosso, somada ao estoque de passagem seria de cerca de 9,5 milhões de toneladas, o que requer que o governo continue apoiando a produção. "O governo precisa atender a 100% dos produtores, que não conseguem negociar com as tradings", justificou Silveira. A demanda por subsídios para milho de Mato Grosso ainda pode aumentar, chegando a sete milhões de toneladas, já que, na próxima quinta-feira (19), haverá um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) com volume de 250 mil toneladas para o Estado e mais 50 mil toneladas para Goiás. Por isso, o governo entende que contemplou o interesse dos produtores, porque a safra total de milho, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 7,5 milhões toneladas. "A oferta pode ficar ajustada, então qualquer movimento maior de comercialização pode provocar um desabastecimento no Estado", disse há pouco à Agência Estado Silvio Farnese, coordenador-geral de cereais da Secretaria de Política Agrícola do Ministério.
Farnese lembra que, por meio dos leilões de PEP, Mato Grosso teve a maior oferta de subsídio - 60,5% dos 12,23 mi t ofertados. Hoje, o representante da Aprosoja esteve reunido com o secretário de Política Agrícola, Edílson Guimarães, e teria solicitado a realização de Aquisições do Governo Federal (AGF) com volumes de 10 mil sacos por produtor (600 t) como opção para a realização de negócios por produtores menores.
Na avaliação de Farnese, os leilões de PEP foram suficientes para dar garantia de preço mínimo aos produtores de milho e sustentar os preços no mercado interno. Desde a semana passada as cotações vêm reagindo em quase todas as praças de comercialização. "O volume apoiado representa 20% da safra total de milho e metade da safrinha", disse Farnese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas