segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SOJA FECHA EM QUEDA POR FALTA DE NOVOS COMPRADORES.

Os preços futuros da soja inverteram a direção e encerraram em baixa na bolsa de Chicago depois que as compras de fundos especulativos e usuários finais se esgotaram. O vencimento setembro perdeu 4 cents, ou 0,4%, para US$ 10,18/bushel. O contrato mais líquido, base novembro, caiu 3,50 cent, ou 0,3%, para US$ 10,2250/bushel. Os fundos venderam cerca de dois mil lotes no dia.
A incerteza sobre a produtividade das lavouras norte-americanas da oleaginosa sustenta os preços, mas depois de três dias consecutivos de rali, os participantes hesitam em manter compras com o alto nível dos preços, observou Don Roose, analista de Iowa. "Os participantes não querem ser pegos no teto do mercado, particularmente os usuários finais, que tentam gerenciar os custos de produção", acrescentou Roose.
O mercado de soja busca um valor mais adequado em meio à ausência de novidades no mercado. A soja permanece sustentada pelo temor de quebra da produtividade na lavoura americana e forte demanda por parte de exportadores, mas foi a ausência de compras de fundos e empresas comerciais perto das máximas do dia que estimulou a realização de lucros depois dos três dias de rali, observaram analistas da bolsa.
O mercado também foi pressionada pelas operações de arbitragem, com vendas na soja e compras nos futuros do milho. Os dois produtos podem apresentar problemas de produtividade, mas a percepção dos traders é que o cenário é mais arriscado para a oleaginosa que para o cereal. Os primeiros relatórios já apresentam menor rendimento das lavouras de milho que começam a ser colhidas. Contudo, ainda vai demorar algumas semanas até a colheita da oleaginosa no Meio-Oeste, observou Dan Basse, de Chicago.
Por ora, o estoque ajustado, a sólida demanda de exportadores e de esmagadoras locais, devem limitar as entregas do grão da safra 2009/10 no primeiro dia de notificação para o vencimento setembro da soja e do farelo, que expiram na terça-feira. O número de notificações para a soja deve ser maior, de acordo com analistas consultados pela Dow Jones.
Os analistas não esperam entregas do vencimento setembro da soja e do farelo no primeiro dia de notificação. No caso do óleo de soja, as projeções variam entre 2 a 4 mil contratos. O fechamento também foi em baixa nos produtos, pressionados pela queda na soja. O farelo foi afetado diretamente pela queda do grão, já o óleo de soja recebeu pressão adicional com o recuo do petróleo e o alto nível de estoques, observaram analistas.

MILHO SOBE COM TEMOR DE BAIXA PRODUTIVIDADE E DEMANDA MAIOR.
Decepcionados com os resultados iniciais de produtividade das lavouras de milho dos Estados Unidos, participantes do mercado puxaram hoje as cotações da commodity na Bolsa de Chicago. Além disso, sinais de forte demanda serviram de catalisador para os preços, que se aproximaram das máximas em oito meses. Posição mais líquida, o contrato dezembro subiu 5,50 cents ou 1,26% e fechou a US$ 4,4150/bushel.
O analista Rich Nelson da corretora Allendale, disse que as expectativas de produtividade variam ao longo do Cinturão do Milho americano. A colheita menor do que o esperado em áreas do Sul estimulou os traders a embutir algum prêmio de risco nas cotações, segundo o analista. O mercado está assimilando a possibilidade de o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevar sua estimativa de exportação no relatório de oferta e demanda de setembro, mas permanece incerto o potencial da estimativa produção, segundo Nelson.
A incerteza no mercado tem que ver com a baixa qualidade dos estoques da antiga safra, a 2009/10, o que vem atraindo compras de especuladores e de consumidores finais que procuram se preparar para o caso de a oferta ficar mais apertada. Estima-se que fundos tenham comprado 14 mil lotes.
A expectativa média do mercado é de que as notificações de entrega relativas ao contrato setembro variem de zero a 300 lotes no primeiro dia de notificações, terça-feira, na medida em que preocupações com a qualidade da safra e os amplos níveis das bases de preço limitam as entregas.

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