terça-feira, 19 de outubro de 2010

CLIMA/REGIME DE CHUVAS FAVORECE PLANTIO.

As frentes frias devem atuar mais entre o Sudeste, Centro-Oeste e chegam ao Nordeste do Brasil nos próximos 15 dias. O volume, porém, ainda é irregular e mal distribuído, informa a Somar Meteorologia. "Cabe ressaltar que a presença de frente fria sobre o Sudeste, aos poucos, também favorece a organização da convecção tropical (nuvens de chuvas) sobre o interior da Região Centro-Oeste e, assim, dá início ao regime de chuvas deste ano", informa em boletim o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Conforme a meteorologia, pode-se afirmar que a partir desta semana se reverte o quadro de seca e gradualmente se instalam as condições de plantio das lavouras de verão.
O grande destaque da semana é a previsão de chuva para Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins ao longo das duas próximas semanas, estima a Somar. Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão alguns episódios de chuvas, no entanto, de forma muito isolada e, em geral, fraca, dando início a um período mais seco, o que já se pode atribuir à presença do fenômeno La Niña.

Primavera
A Somar informa, ainda, que as águas da última semana voltaram a se concentrar sobre o Sul do Brasil. O volume foi irregular sobre o Sudeste, Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil. Os maiores volumes de chuva da semana passada se concentraram entre Santa Catarina e o Paraná.
Os índices de Capacidade Hídrica do Solo refletem o resultado das últimas semanas e mostram uma boa recuperação e condições de plantio das lavouras de verão no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. As condições de umidade do solo, no entanto, ainda continuam críticas (abaixo de 40%) em partes de Mato Grosso e Goiás. Segundo a Somar, o interior da Região Nordeste ainda enfrenta longo período seco e de altas temperaturas, mas essa condição deve começar a se reverter nas próximas semanas.

Argentina
A semana passada confirmou a previsão de pouca chuva sobre grande parte do território argentino, incluindo a região do Pampa Úmido, principal região produtora de milho e soja. De acordo com a Somar, o destaque são as baixas temperaturas, que contribuem para atrasar as condições de plantio. "Inclusive, podemos destacar que esse é um padrão bem típico de anos de La Niña", observa Etchichury.
A previsão para esta semana é de pouca chuva sobre o território argentino. Essa tendência deve persistir até a segunda quinzena de outubro, com pouca chuva e temperaturas em gradual elevação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas