segunda-feira, 21 de março de 2011

CLIMA/SOMAR: OUTONO SINALIZA REDUÇÃO DA CHUVA E QUEDA DA TEMPERATURA

Chegada do outono marca um período de transição climática, com redução gradual das chuvas e queda de temperatura. Nesta semana, porém, a presença de uma frente fria sobre o litoral da Região Sudeste, associada à umidade da Amazônia, concentra chuvas entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, informa a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.
As condições climáticas são desfavoráveis para a colheita, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde a incidência de dias chuvosos e redução de brilho solar devem se dar por períodos maiores, comenta o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury. Nas outras regiões, há previsão de chuvas, as quais devem ser, no entanto, intercaladas com alguns períodos de sol.
As lavouras do Sul do Brasil devem ter semana de pouca água, o que favorece diretamente a colheita da soja no Paraná. A tendência para a última semana demarço e início de abril, no entanto, é que a presença de frente fria pode voltar a organizar chuvas entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, favorecendo a lavoura de milho safrinha já semeada.
No norte do Nordeste, incluindo o sertão e o agreste, a previsão para segunda quinzena de março, de modo geral, indica bons volumes de água nas partes norte e oeste da região, incluindo principalmente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e oeste da Bahia. Os episódios chuvosos, no entanto, devem ocorrer de forma muito irregular, ou seja, variando muito de uma região para outra.
A semana - As chuvas ficaram concentradas no Sudeste e no Centro-Oeste na semana passada. Segundo a Somar, os maiores volumes foram registrados sobre uma faixa que vai desde o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e sul de Mato Grosso. Em partes de Mato Grosso, as águas das últimas semanas prejudicaram o processo de colheita da soja. Já em Mato Grosso do Sul os fortes volumes do início do mês deram uma trégua e permitiram a retomada da colheita.
Enquanto isso, no Sul do Brasil, a semana foi bons volumes na faixa leste. No interior e sobre as regiões produtoras de soja, porém, as chuvas deram uma trégua e intercalaram alguns períodos de sol, o que permitiu o avanço da colheita especialmente no Paraná.
No Nordeste do Brasil, as chuvas de março se concentram na Bahia, Maranhão e Piauí. No restante da região, incluindo o sertão e o agreste que atravessam período chuvoso, os índices da última semana se mostraram muito irregulares e mal distribuídos, o que já preocupa alguns produtores da região.
Os índices de água disponível no solo continuam excelentes (superior a 90%) em grande parte do Brasil. "Apenas o leste/nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas continuam como os lugares mais secos do momento, além do extremo norte de Roraima, com índices de água no solo inferiores a 10%", informa a Somar.
Argentina - A passagem de uma frente fria deve provocar chuva no decorrer desta semana, prevê a Somar. A semana passada confirmou a tendência de um padrão de poucas e irregulares chuvas sobre as principais regiões produtoras de soja da Argentina, incluindo o Pampa Úmido.
Na semana passada, os maiores volumes ficaram concentrados no extremo norte do país e sobre o leste da Província de Buenos Aires, analisa a Somar. A previsão para esta semana é de alguma chuva entre amanhã e quarta-feira, por causa da passagem de uma frente fria, que deve causar chuva de forma generalizada, inclusive sobre as principais regiões produtoras de soja.
De acordo com a Somar, o que muda um pouco daqui para frente com a chegada do outono é comportamento da temperatura, devendo se observar uma redução do forte calor, com as temperaturas da tarde, em geral, oscilando entre 25 e 30 graus. Inclusive, diz Etchichury, "reiteramos que mais para o fim do mês já se pode esperar quedas mais acentuadas de temperatura, com temperaturas da madrugada abaixo de 10 graus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas