terça-feira, 24 de maio de 2011

GRÃOS/EUA: EVOLUÇÃO DO PLANTIO.

Produtores de milho dos Estados Unidos quase concluíram as atividades de plantio nos Estados de Iowa e Illinois, avançando rapidamente nos trabalhos, depois de atrasos causados pelo excesso de umidade. No país, 79% das lavouras de milho foram semeadas até domingo, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), ante 63% no mesmo momento da semana passada e média de 87% em cinco anos. O progresso ficou pouco abaixo do esperado pelos traders. Em Illinois e Iowa, os dois principais Estados produtores de milho, o plantio avançou para além das médias em cinco anos. Cerca de 98% do plantio foi realizado em Iowa, enquanto a média é de 94%. Em Illinois, 90% foi realizado, acima da média de 85%.
O milho também avançou no desenvolvimento: 45% da safra emergiu até domingo, ante 21% na semana anterior e abaixo da média de 59% para esta época do ano. "Com uma trégua nas chuvas, muitos produtores puderam avançar significativamente no plantio de milho e de soja", disse o Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA em Illinois.
Produtores no leste da região meio-oeste continuam encontrando dificuldades para plantar a safra, por causa da umidade. Apenas 11% do cultivo foi realizado em Ohio até domingo, mais do que os 7% registrados uma semana atrás e também abaixo da média de 80% para este momento do ano. Apenas 2% da safra emergiu, enquanto a média é de 58%.
Em Ohio, os agricultores estão avaliando, inclusive, deixar parte da área livre neste ano, para obter recursos do programa de seguro de safras que os protege. Alguns podem migrar para o plantio de soja, pois a oleaginosa pode ser plantada mais tarde. O plantio atrasado de milho tende a reduzir a produtividade.
Soja
Até domingo, 41% da safra de soja foi plantada, ante 22% na semana anterior, enquanto a média é de 51% para esta época do ano, de acordo com o USDA. Traders esperavam que o plantio chegasse a 40% a 43% das lavouras. Cerca de 12% da safra emergiu, menos do que a média de 19%.
O progresso no plantio da soja refletiu os avanços do milho, de modo que no oeste do meio-oeste se beneficiaram da melhora no clima, mais do que as áreas do leste. Em Iowa, 78% do plantio de soja foi realizado, ante média de 68%. Enquanto isso, em Indiana as sementes chegaram a 17% dos campos, ante média de 43%.
Trigo
Na Dakota do Norte, seguem lentos os plantios de milho, soja e trigo de primavera por causa do clima úmido. O Estado é o maior produtor de trigo de primavera, variedade de alta qualidade.
Cerca de 54% do plantio de trigo de primavera foi realizado nos Estados Unidos - o cereal é cultivado principalmente no norte das Grandes Planícies. Na semana passada, 36% da área havia sido plantada. O ritmo ainda está muito inferior à media de 89%.
Na Dakota do Norte, produtores plantaram 34% da safra, menos do que a média de 85% no ano passado. Apenas 24% da safra de trigo de primavera emergiu, ante média de 64%.
Produtores também encontram dificuldades para plantar trigo de primavera no Canadá, por causa do excesso de umidade, aumentando as preocupações com eventual queda da produção. "Chuvas periódicas e prejudiciais são esperadas nessas regiões durante duas semanas", afirmou a corretora Benson Quinn Commodities.
Quanto ao trigo de inverno cultivado nas áreas centrais e no sul das Grandes Planícies, no meio-oeste e no Delta do Mississippi, o USDA manteve a avaliação de que 32% das lavouras estão em condição boa a excelente, enquanto no ano passado eram 66%. No sul das Planícies, a safra que vem sendo colhida sofreu com estiagem nos meses anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas