segunda-feira, 23 de maio de 2011

SOMAR: FALTA DE CHUVA PROVOCA PERDA EM LAVOURA DE MILHO.

O tempo não muda muito até o fim do mês e o clima continua seco nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A temperatura também se eleva um pouco nos próximos dias, inclusive com sensação de calor no período da tarde, informa a Somar Meteorologia. Para as áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, a semana será mais uma vez de tempo seco, tornando irreversíveis perdas nas lavouras plantadas fora de época, comenta o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
Nas áreas de milho safrinha do Paraná e de Mato Grosso do Sul o tempo segue seco pelo menos até o fim do mês. Em compensação, no período não há previsão de frio extremo, e muito menos de formação de geadas, no oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Somar, uma nova frente fria atinge o Sul do Brasil no decorrer da semana, com previsão de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul.
No interior de São Paulo e de Minas Gerais a previsão é de tempo seco, o que favorece o avanço do corte e moagem da cana-de-açúcar. Em contrapartida, a lavoura de milho safrinha do sul e oeste de São Paulo pode ser prejudicada. Em alguns municípios não chove há mais de 40 dias.
No Nordeste do Brasil, a previsão daqui para frente é de redução das chuvas na parte norte. As águas devem ficar concentradas na faixa leste da região, entre o litoral de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A semana
A Somar constata que maio segue com tempo totalmente seco nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas da semana passada se concentraram no extremo norte do Brasil. Nas áreas de milho safrinha de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais se observou mais uma semana com ausência total de chuva, o que seguramente implica perdas de produção para as lavouras plantadas mais tarde. No caso de Mato Grosso estima-se que em torno de 40% da área foi plantada depois do dia 20 de fevereiro.
Segundo a Somar, a redução do porcentual de água disponível no solo para valores inferiores a 30% confirma o início do período seco no Sudeste, Centro-Oeste e no interior da Região Nordeste.
A semana foi também de pouca água nas áreas de milho safrinha de Mato Grosso do Sul, Paraná e sul/oeste de São Paulo, o que já começa a preocupar os produtores. Nessas regiões, porém, o teor de umidade do solo ainda apresenta uma condição favorável, com índices de água disponível no solo em torno de 50%.
A boa notícia para a lavoura de milho é que, embora tenham ocorrido algumas oscilações e queda de temperatura sobre os Estados do Sul do País, ainda não ocorreu registro de frio extremo e nem geadas. Conforme a Somar, a sequência de dias secos em maio favorece o corte e a moagem da cana-de-açúcar em São Paulo e em Minas Gerais.
Na Região Nordeste, as chuvas diminuíram de intensidade nas regiões litorâneas na semana passada. O tempo no interior seguiu totalmente seco.
Estados Unidos
As chuvas nos Estados Unidos se concentraram na semana passada sobre parte oeste das regiões produtoras de milho e soja, informa a Somar. Em alguns Estados do Meio-Oeste Americano o tempo foi seco e permitiu uma boa recuperação e um avanço rápido no plantio.
Depois de um período mais favorável para o plantio, esta semana começa com a propagação de uma frente fria, e com chuva, sobre o Meio-Oeste Americano, incluindo os principais Estados produtores como Iowa, Illinois, Indiana e Ohio. "Com a presença da frente fria, as temperaturas voltam a declinar no decorrer da semana, podendo alcançar mínima por volta de 10 graus", prevê a Somar.
De acordo com a meteorologia, o tempo volta a firmar somente na sexta-feira, quando a frente fria se afasta para o leste. A temperatura também se eleva a partir do próximo fim de semana. Em virtude das chuvas desta semana, combinadas com temperaturas relativamente baixas, os índices de umidade do solo se mantêm elevados, até com excedentes, nas principais regiões produtoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas