terça-feira, 18 de maio de 2010

GRÃOS/EUA: CONDIÇÕES DAS LAVOURAS.

Cerca de dois terços da safra de milho dos Estados Unidos está em condições boas a excelentes, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O USDA também afirmou que plantio e emergência de soja estão além do normal, enquanto o desenvolvimento da safra de trigo de inverno segue abaixo da média para esta época do ano. O plantio de trigo de primavera segue em ritmo mais avançado do que o normal, assim como sua emergência.
Milho
O USDA disse que 67% da safra de milho apresentava condição boa a excelente até domingo, perto da menor marca no intervalo das expectativas do mercado, de 66% a 72%. Muitos analistas esperavam que a avaliação fosse superior a 70% depois do clima quente e seco observado no início da temporada, que permitiu rápido plantio. Segundo o analista Jerry Gidel, da corretora North America Risk Management Services, a avaliação "é um número que dará aos traders um alerta e eles pensarão se esta safra é realmente tão boa quanto se pensava". O USDA prevê que a colheita será a maior da história.
O milho de Illinois recebeu 73% de bom a excelente, enquanto em Indiana a proporção chegou a 69%. Em Iowa, onde os produtores de algumas áreas estão preocupados com danos causados pelo clima frio, a safra foi avaliada em 55% de boa a excelente.
Em geral, 55% da safra americana emergiu, mais do que os 39% da semana passada e acima da média, também de 39%. A emergência ocorreu em 78% dos campos de Illinois, enquanto a média é de 53%. Em Indiana, 69% da safra emergiu, nível maior do que a média de 37%. No Estado de Iowa, 66% emergiu, quando a média é 42%. O relatório diz que "Iowa recebeu outra rodada de condições úmidas e queda de temperaturas, desacelerando a emergência do milho e atrasando o trabalho de campo".
Previsões do tempo indicam clima bastante positivo para o desenvolvimento do milho, depois da umidade observada recentemente. O clima mais seco e mais quente deve chegar ao Meio-Oeste entre sexta-feira e terça-feira, antes do retorno das chuvas. De acordo com o USDA, 87% da safra foi plantada, mais do que os 81% da semana passada e também superior à média de 78% para esta época do ano.
Soja
O USDA informou que 13% da safra de soja dos Estados Unidos emergiu, o que demonstra avanço significativo em relação à semana passada, que registrou 7%. A média para este momento é de 9%. Enquanto isso, 38% do plantio foi finalizado, porcentagem superior aos 30% da semana passada, enquanto a média é de 35%.
Cerca de 23% da safra de Indiana emergiu, ante média de apenas 8%. Além disso, 46% da soja foi plantada, quando a média é 35%. Em Iowa, 8% da safra emergiu, mais do que a média de 5%. A média de plantio é de 40%, mas 53% da safra foi plantada. O presidente da World Weather, Drew Lerner, comentou que o plantio de soja terá de avançar bastante no curto prazo, por causa do retorno das chuvas e da umidade na semana que vem. Gidel acredita que os dados sobre o desenvolvimento da safra provavelmente não afetarão os contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago. Os participantes do mercado estão mais concentrados na condição das lavouras de milho, segundo ele, e na atividade de outros mercados - como o dólar.
Trigo de inverno
O USDA manteve em 66% a avaliação de boa a excelente para a safra de trigo de inverno, o que já era esperado pelos traders. Cerca de 52% da safra perfilou, enquanto na semana passada eram 40%. A média para esta época do ano é de 56%.
No Estado de Kansas, tipicamente o maior produtor do país, 63% da safra foi avaliada como de boa a excelente, pior do que na semana passada, que registrou 64%. O Kansas planta trigo duro de inverno, usado para fazer pão, e já era previsto que a avaliação fosse reduzida, por causa do plantio tardio no outono americano. Cerca de 64% da safra do Kansas perfilou, mais do que os 38% da semana passada, mas abaixo da média de 65%.
Em Ohio, maior Estado produtor de trigo brando de inverno (SRW), a safra foi avaliada com 76% de boa a excelente, inferior aos 79% de uma semana atrás. Aproximadamente 18% da safra perfilou, ante 6% uma semana antes e média de 10%. Trigo de primavera
Segundo o USDA, 79% da safra de trigo de primavera foi plantada, ante 67% uma semana antes e média de 80%. Cerca de 55% da safra emergiu, mais do que na semana passada, que apresentou 38%, e também superior à média de 47%.Gidel declarou que a diferença de 12 pontos porcentuais na evolução do plantio em relação à semana passada foi "impressionante". O plantio praticamente terminou nos Estados de Minnesota, Dakota do Sul, Washington e Idaho.
No entanto, o cultivo segue atrasado na Dakota do Norte, maior produtor de trigo de primavera do país, que enfrenta clima frio e úmido. Na Dakota do Norte, 68% da safra foi plantada, abaixo da média de 74% para esta época. Enquanto isso, 41% da safra emergiu, contra média de 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas