terça-feira, 18 de maio de 2010

SOJA: BAHIA TEM SAFRA RECORDE.

A produção de soja da Bahia cresceu 28,2% e atingiu o volume recorde de 3,213 milhões de toneladas na safra 2009/10. O incremento na safra reflete o aumento de 6,8% na área cultivada, para 1,05 milhão de hectares, e dos níveis de produtividade no ciclo, de acordo com os dados divulgados hoje pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O rendimento das lavouras do oeste da Bahia saltou de 42,5 sacas de 60 kg por hectare em 2008/09 para 51 sacas por hectare nesta temporada."A produtividade só não foi maior por conta das interferências climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño, que gerou veranicos isolados em algumas microrregiões", afirmou Alex Rasia, diretor executivo da Aiba.
O oeste baiano também registrou aumento na safra de milho, que aumentou 1,4% para 1,479 milhão de toneladas. "O acréscimo ocorreu mesmo com a redução da área porque também tivemos bons níveis de produtividade", diz Rasia. O rendimento médio na região passou de 130 sacas para 145 sacas por hectare, o equivalente a 8.700 kg. A safra da soja já foi concluída, mas ainda resta colher 5% da área semeada com milho no oeste baiano no ciclo 2009/10.
A produção de algodão também deve aumentar, a despeito da retração na área cultivada. A colheita da pluma na região começa meados deste mês, mas o pico da colheita será no início de junho. Os produtores semearam 242,9 mil hectares no ciclo 2009/10, mas a Aiba estima um crescimento de 13,9% na safra do oeste baiano para 393 mil toneladas da pluma. O presidente da Aiba, Walter Horita, observou que as chuvas fora de época, em junho, provocaram quebra da ordem de 10% a 15% no período de colheita da commodity, cuja produtividade caiu para 220 sacas. "Neste ano, esperamos voltar a média de produtividade na região, de 270 arrobas por hectare", afirma.
Os representantes da Aiba estiveram hoje em São Paulo para falar sobre a 3ª edição da feira de tecnologia agrícola Bahia Farm Show, que acontecerá entre os dias 1º de 5 de junho, em Luiz Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. "Temos uma expectativa muito favorável para a feira deste ano. Já registramos um aumento de 30% em área, se comparada à última edição", afirma Horita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas