segunda-feira, 17 de maio de 2010

SOMAR : TEMPO SECO NO BRASIL; TEMPERATURA SUBINDO NOS EUA.

O mês de maio confirma a antecipação do início do período seco no Sudeste, Centro-Oeste e no interior do Nordeste do Brasil. Em algumas áreas praticamente não choveu na primeira quinzena do mês, constata a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal. O Sul do Brasil, porém, ainda convive com os efeitos finais do fenômeno El Niño, que mantém um padrão chuvoso entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
As chuvas da primeira quinzena de maio mantêm uma condição de solo saturado (90% a 100% de umidade) no Sul e Norte do Brasil. Essa condição favorece ao desenvolvimento da lavoura de milho safrinha do Paraná e Mato Grosso do Sul. Já em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e sobre o sertão e o agreste nordestino a ausência de água em maio agrava as condições de umidade do solo. O índice de disponibilidade no solo está abaixo de 30%.

Previsão
Uma nova frente fria provoca chuvas e tempestades de vento no Sul do Brasil nesta semana, conforme projeções da Somar. "A presença de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão (ciclone extratropical) causa chuvas e tempestades de vento sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
Conforme previsão da Somar, a frente fria avança e entre amanhã e quarta-feira também deve causar chuvas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Goiás e sul de Minas Gerais. "No entanto, a partir de quinta-feira a frente se afasta para o oceano. Com isso, volta a predominar um padrão de tempo seco sobre o interior de todo o Centro-sul do Brasil, cuja condição deve predominar no restante do mês de maio", prevê Etchichury.
A presença do fenômeno El Niño, mesmo que em fase de enfraquecimento, tem contribuído para retardar a chegada do frio intenso ao Sul do Brasil. Por isso, até o momento, não tivemos a ocorrência de geadas amplas. Pelo menos para as próximas duas semanas não há previsão de frio intenso e, portanto, sem previsão de geada.
Com o enfraquecimento total do El Niño, no entanto, a partir de junho e ao longo do inverno as condições atmosféricas se tornam mais favoráveis à atuação de ondas de frio (massas de ar polar), o que em tese aumenta o risco de episódios de geadas principalmente para os Estados do Sul do Brasil.

Estados Unidos
Conforme a Somar, a semana começa com chuva no Meio-Oeste americano. A exemplo da semana passada, a propagação de uma frente fria e áreas de instabilidades voltaram a provocar chuvas isoladas sobre as áreas produtoras de milho e soja dos Estados Unidos, durante o fim de semana. No entanto, a frente fria se afasta e a semana começa com tempo seco sobre o Meio-Oeste americano.Na quinta-feira, porém, novas áreas de instabilidades devem atingir as áreas produtoras de milho e soja do Estados Unidos, o que podem temporariamente atrapalhar o plantio das lavouras, especialmente a de soja, já que o milho está com o plantio praticamente concluído.
As chuvas da última semana se concentraram entre os Estados de Missouri, sudeste e Iowa e nordeste de Illinois, atingindo assim importantes regiões produtoras de soja e milho.
Segundo a Somar, a temperatura nesta semana deve ter um comportamento ameno, sem grandes extremos. Já a partir da próxima semana a previsão é de elevação da temperatura e a expectativa é que o calor se instale de vez sobre o Meio-Oeste americano, passando a apresentar um padrão climático muito semelhante as condições de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas