terça-feira, 24 de agosto de 2010

GRÃOS/EUA: AVALIAÇÃO DA SAFRA DE MILHO MELHORA E SURPREENDE.

Para surpresa de alguns analistas, as condições da safra de milho dos Estados Unidos melhoraram nesta semana, conforme o relatório semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura (USDA). No entanto, a avaliação da safra de soja permaneceu dentro dos níveis históricos para esta época do ano, com algum declínio sazonal. A evolução da safra de trigo de primavera, por sua vez, ficou acima da semana passada.
Milho
O USDA informou que 70% das lavouras de soja do país apresentavam condições boas a excelentes até domingo, o que significa elevação de 1% em relação à semana passada e mesma porcentagem de um ano atrás. Traders esperavam que a avaliação caísse de 1 a 2%.
Historicamente e sazonalmente, a avaliação costuma ser reduzida nesta época do ano. Portanto, ver uma alta é surpreendente, segundo o analista Don Roose, presidente da U.S. Commodities. "Resumindo, a elevação mostra que a safra está se mantendo bem e nos diz que o estado da safra é bem maduro."
No importante Estado de Iowa, a avaliação boa a excelente caiu 1%, para 67%. Também houve queda igual em Indiana, para 59%. Já em Illinois, houve elevação de 1 ponto porcentual, para 64%.
Cerca de 88% da safra se encontra na etapa de formação de grão, ante 74% uma semana antes e também média nos últimos cinco anos para este momento. O USDA informou que 54% das lavouras formaram dentes, mais do que os 32% do ano passado e também mais do que a média de 37%. Além disso, 8% da safra amadureceu, ante 3% uma semana atrás e média de 6%.
Soja
De acordo com o USDA, 64% da safra de soja apresenta condição boa a excelente, o que representa queda de 2% ante a semana passada. Traders esperavam que o rating caísse um pouco nesta semana, pois a avaliação tende a diminuir em julho e agosto. O declínio, portanto, foi em linha com as expectativas do mercado, na medida me que áreas como Indiana, partes de Illinois e do Delta precisaram de mais umidade na última semana, segundo Roose.
A avaliação boa a excelente resultou 1% menor em Iowa, com 68%, e 3% em Indiana, com 56%. Illinois também teve piora, de 2 pontos porcentuais, para 62%. Doenças e excesso de umidade afetaram parte da produção de Iowa e ajudaram a reduzir a qualidade, segundo Roose. Casos de morte súbita estão sendo registrados nas lavouras de soja dos Estados Unidos e a parcela de área afetada está se tornando uma preocupação em Iowa, de acordo com o USDA. Cerca de 91% da safra total se encontra na etapa de formação de vagens, mais do que os 84% obtidos na semana passada e também acima da média de 90%.
Trigo
O USDA afirmou no relatório que 53% da safra de trigo de primavera foi colhida até domingo, ante 34% na semana passada, mas abaixo da média de 60%. Espera-se que a colheita continue em ritmo abaixo da média, na medida em que produtores enfrentam clima menos favorável, de acordo com o analista Mario Balletto, do Citigroup. No entanto, ele acrescentou que há uma janela aberta para a colheita nas planícies do Norte até o fim de semana e os agricultores continuaram avançando nos trabalhos.
Na Dakota do Norte, maior Estado produtor de trigo, 53% da safra foi colhida, menos do que a média de 55% para esta época do ano. A colheita está um pouco atrasada porque algumas áreas plantaram mais tarde, em meio à chuva excessiva na primavera.
A colheita de trigo de inverno se aproxima do fim e chegou a 95% das lavouras, mas segue abaixo da média de 98% para este momento do ano, de acordo com o USDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas