terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SOJA: PARANÁ FINALIZA PLANTIO.

O plantio de soja da safra 2010/11 está praticamente encerrado no Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a implantação avança para a etapa final apesar de ainda haver preocupação com a irregularidade das chuvas na região sul do Estado.
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o plantio da soja chegou a 99% da área prevista em 4,5 milhões de hectares, avanço de 1% na semana, com 96% das lavouras em bom estado. A comercialização antecipada no Estado que é segundo maior produtor nacional passou de 5% para 6% das 13,7 milhões de toneladas previstas. Tradicionalmente, os produtores paranaenses negociam antecipadamente 20%, em média, da safra futura, deixando o restante para a época da colheita. Conforme a Somar Meteorologia, as previsões climáticas indicam chuvas ligeiramente abaixo da média para os próximos dias, diferentemente das previsões anteriores que indicavam chuvas bem abaixo da média.
No Rio Grande do Sul, o plantio já ultrapassou 80% da área prevista em 4,1 milhões de hectares. As lavouras apresentam-se em boas condições nas principais regiões produtoras, no norte e noroeste do Estado, onde as chuvas estão dentro da normalidade, de acordo com Alencar Rugeri, diretor técnico da Emater, empresa de extensão rural do governo do Estado. "A condição das lavouras é boa porque viemos de uma boa chuva no final de semana. Em metade do Estado choveu bem", disse ele.
Entretanto, no extremo sul do Estado, na região de Bagé e Pelotas, que respondem por 6% a 8% da área plantada, ainda há preocupações em relação a estiagem. "Há dificuldades da germinação, de plantio, porque não tem chovido. Mas a necessidade de replantio é muito pontual", completou ele, descartando, entretanto, quebra da safra. Já a Somar diz que "as chuvas irregulares das últimas semanas têm reduzido os níveis de água no solo e afetado a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras".
A Emater estima que o Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de soja do País, produzirá 9,1 milhões de toneladas em 2010/11, queda de 12,69% ante o ciclo anterior.
Milho - No Paraná, segundo o Deral, o plantio de milho ficou estagnado na semana até 6 de dezembro em 99% da área prevista em 734,9 mil hectares, com 92% das lavouras em boas condições de desenvolvimento. As vendas antecipadas também não mostraram avanços e permanecem em 1% da produção prevista em 5,3 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas