sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SOJA: AGRAFNP MANTÉM ESTIMATIVA DE 68 MILHÕES DE TONS.

A consultoria AgraFNP manteve hoje sua estimativa para a safra de soja 2010/11 do Brasil em 68 milhões de toneladas, em linha com outras previsões divulgadas nesta semana. Esse volume, entretanto, representa uma queda ante o recorde de 68,7 milhões de toneladas colhidas na safra anterior, devido ao menor rendimento das lavouras.O Brasil está no estágio final de plantio da nova safra, cuja área é estimada para AgraFNP em 24,1 milhões de hectares, contra 23,5 milhões em 2009/10.
De acordo com o analista Aedson Pereira, o rendimento menor deve-se ao ritmo de plantio, que começou atrasado em boa parte do País por causa da irregularidade de chuvas provocada pelo fenômeno climático La Niña, que continua a preocupar o produtor. "Com o La Niña na safra 2010/11, os produtores devem estar atentos para possibilidades de chuvas durante a colheita e maior incidência de ferrugem nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já na região Sul, é possível que ocorram longos períodos de estiagem", disse Pereira.
Mesmo assim, a AgraFNP projeta ganhos acima da média histórica para os rendimentos da oleaginosa, mantendo a produtividade nacional em 47 sacas por hectare. O valor, entretanto, fica abaixo das 48,8 sacas por hectare na temporada 2009/10, quando as condições foram excepcionais, diz o relatório da consultoria.
Esta foi a sexta previsão divulgada nesta semana. Hoje, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos manteve sua previsão para a safra brasileira em 67,5 milhões de tonelada. Já ontem a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a safra em 68,55 milhões de toneladas, enquanto a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostrou ser mais conservadora e projetou 67,2 milhões de toneladas. Por sua vez, a consultoria Céleres fala em 68,123 milhões de toneladas e a Agroconsult, em 68,4 milhões.
A AgraFNP, entretanto, alerta que Mato Grosso, maior produtor, deve ter uma disponibilidade menor de soja nas primeiras semanas de janeiro, e com isso o plantio de milho safrinha sofrerá atraso. "No ano anterior, durante o mês de janeiro, o volume de soja colhido foi próximo de cinco milhões de toneladas. Na temporada atual, a projeção da AgraFNP é de que este seja de um milhão".
Já no Paraná, segundo maior produtor, o plantio evoluiu bem com as condições de umidade do solo favoráveis. Na região oeste do Estado a colheita será antecipada. Assim, a produção local foi estimada pela AgraFNP em 14,2 milhões de hectares ante a 14,1 milhões de t na safra passada, em uma área de 4,7 milhões de hectares, contra 4,5 milhões no período anterior. "As lavouras estão entrando em fase de floração e enchimento de grão (período de maior necessidade de umidade), entretanto, com o La Niña, o índice de precipitação tende a diminuir no início de janeiro, o que preocupa o produtor ", disse Pereira.
A situação no Rio Grande do Sul é a mais preocupante, uma vez que o desenvolvimento das lavouras tem sido irregular devido às má distribuição de chuvas. No final de novembro, segundo a consultoria, 69% das lavouras tinham sido semeadas, contra 40% no ano passado, uma vez que os poucos registros de precipitações levaram o produtor a acelerar o plantio.
Previsões para a safra 2010/11 de soja do Brasil 
  Entidade  Previsão atual  Previsão anterior
                    Em milhões de toneladas    
  Conab             68,55               67,7 - 69 
  USDA              67,5                 67,5 
  AgraFNP         68,0                 68,0 
  Abiove           67,2                  67,9 
  Céleres          68,123              69,096 
  Agroconsult   68,4                  69,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas