segunda-feira, 28 de março de 2011

CLIMA FAVORECE SAFRINHA DE MILHO NO PR E SUL DE MS.

A propagação de uma frente fria deve provocar chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta semana, prevê a Somar Meteorologia. As águas favorecem as lavouras de milho safrinha, principalmente no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.
No entanto, a partir de quarta-feira, o avanço da frente fria deve prejudicar o avanço da colheita de soja nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além retardar o início do corte e moagem da cana-de-açúcar em São Paulo. "As chuvas do Sudeste e do Centro-Oeste devem se estender pelo menos até o início de abril", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
Depois de um fim de semana chuvoso, o tempo fica firme no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, favorecendo a colheita da soja e instalação das pastagens de inverno. A semana será também de muita água em grande parte da Região Nordeste, com os maiores volumes mais uma vez concentrados no oeste da região, atingindo diretamente as áreas produtoras de soja e algodão da Bahia, Maranhão e do Piauí.
A semana - De acordo com avaliação da Somar, a semana foi chuvosa em Goiás e partes de Mato Grosso. "As chuvas de março continuam mais concentradas entre os Estados de Goiás e Mato Grosso, atrapalhando o processo de colheita. Em algumas regiões já se observa reflexo na produção", informa a meteorologia.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina voltou a chover no fim de semana por causa da passagem de uma frente fria. "A Bahia, depois de um período mais chuvoso no início de março, as águas diminuíram um pouco na semana passada. Na Região Nordeste, incluindo o sertão e o agreste, a semana também foi de predomínio de sol e apenas chuvas isoladas", diz a meteorologia.
O nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas continuam como as regiões mais secas no momento, com porcentual de água disponível no solo inferior a 10%.
Argentina - Segundo a Somar, a passagem de uma frente fria causou chuvas no fim de semana na Argentina. Os volumes foram observados sobre partes da Argentina, inclusive sobre a região do Pampa Úmido, beneficiando algumas importantes regiões produtoras de soja das Províncias de Entre Rios, Santa Fé e Córdoba.
Essas chuvas além de atingirem regiões ainda castigadas pela estiagem e pelas chuvas irregulares do verão, beneficiam diretamente a lavoura de soja (segundo plantio), cuja boa parte se encontra na fase de floração e enchimento de grão. "Para a esta semana e até o início de abril, a previsão é de período seco sobre grande parte do território Argentino, com o calor diminuindo um pouco. Por enquanto, porém, não há previsão de frio intenso", comenta Etchichury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas