sexta-feira, 6 de maio de 2011

CHINA- IMPORTAÇÕES DE SOJA FINANCIA EMPRÉSTIMOS.

A soja está se tornando uma ferramenta de financiamento na China para tradings de commodities, que estão usando as importações da oleaginosa para financiar empréstimos à vista em vez de atender à demanda por alimentos, disseram traders e analistas.
A tendência pode explicar porque amplos carregamentos de soja continuam a chegar neste ano e ameaçam derrubar os preços, apesar da demanda fraca das esmagadoras, estoques recordes nos portos e controles de preços pelo governo aos produtos derivados."Algumas tradings estão comprando soja para propósitos financeiros", disse um executivo de uma trading estatal, que pediu para não ser identificado.
As tradings precisam de dinheiro para outros projetos, muitas vezes não relacionados às commodities, disseram as fontes. Com o aperto das políticas nacionais de crédito, elas passaram a obter mais crédito através de cartas bancárias de crédito atreladas às importações de soja.
"Quando os carregamentos chegam, elas vendem a soja a qualquer preço, e então usam o dinheiro para pagar o empréstimo, que só vence em três ou seis meses", disse o executivo. "Elas não ligam para o preço (da soja) porque precisam do dinheiro imediatamente."
Alguns analistas dizem que 30% a 40% dos estoques atuais nos portos - que atingiram o nível recorde de 6,65 milhões de toneladas na semana passada, contra 4,96 milhões há um ano - estão sendo usados para acordos de financiamento.
Essas tradings muitas vezes preferem ter perdas no curto prazo na revenda da soja em favor de ganhos em seus projetos de prazo mais longo.
A soja que elas importam é revendida imediatamente ou assim que as tradings encontram compradores, disse Xu Wenjie, analista do Zheshang Futures. Gao Yanrong, diretor de pesquisa da Dalu Futures, disse que as tradings envolvidas em tais acordos também trabalham na área de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas