quarta-feira, 4 de maio de 2011

MILHO: NOVA CLASSIFICAÇÃO PARA 2012/13

O setor produtivo e o governo chegaram a um acordo sobre quais devem ser os novos padrões de classificação do milho a partir de 1º de julho de 2012, quando começa a safra 2012/13. O assunto estava sendo discutido desde 2009. Em 2010, o Ministério da Agricultura sugeriu mudanças que os produtores rejeitaram, por considerarem rígidas demais. Se entrassem em vigor, o Estado do Paraná, maior produtor de milho do País, teria não mais que 30% da produção dentro das nova legislação. Com o acordo fechado na última sexta-feira (29), 97% da safra paranaense atenderá às especificações, segundo a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).
O gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, explica que a proposta do governo penalizaria a produção do Sul do País, especialmente no que diz respeito à quantidade permitida de grãos avariados (ardidos, chochos, imaturos, fermentados, germinados, gessados ou mofados) permitidos por tonelada para enquadramento em cada um dos três padrões previstos, sendo o tipo 1 o mais qualificado. Segundo Turra, isso ocorreria porque no Paraná a colheita da safra verão coincide com o período de chuvas, o que aumenta a quantidade de grãos com avarias. "Quando o problema é armazenamento ou praga podemos controlar. Já o número de grãos avariados não há como melhorar. Não se pode evitar as chuvas e reduzir estas avarias", argumenta, ao defender que o produtor não seja penalizado por questões que fogem de seu controle.
Pela nova regra, para ser classificado como milho tipo 1, em cada tonelada poderá haver 6% de algum tipo de avaria. Na proposta do governo, o limite era de 3%. Atualmente, o permitido é de 11% por tonelada, conforme portaria 845 do Ministério da Agricultura, de 1976, mas na prática o setor já vem atendendo o padrão de 6%.
Em Mato Grosso, segundo maior produtor e o primeiro em milho safrinha, o padrão também é atendido, segundo o gerente de planejamento da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Cid Sanches. Segundo ele, testes já realizados comprovam que a safrinha de milho do Estado atende à classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas