segunda-feira, 2 de maio de 2011

CLÍMA/TEMPO SECO NO SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE.

A primeira semana de maio promete ser de tempo seco sobre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Previsão de chuvas fracas ocorre apenas na faixa leste do Sul e do Sudeste, em virtude da propagação de uma frente fria, informa a Somar Meteorologia.
Maio também começa com queda de temperatura e frio no Sul do Brasil, mas sem previsão de formação de geadas nas áreas de milho safrinha. Além de temperaturas amenas, a previsão é de um período seco neste início de mês sobre as áreas de milho safrinha do sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná."Para as áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, se confirma a expectativa de um período seco na primeira quinzena de maio, o que deve comprometer o desempenho das lavouras de milho (segunda safra), principalmente as lavouras plantadas fora de época (tardiamente)", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
No Sudeste, as chuvas ficam mais concentradas na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. "No interior de São Paulo e de Minas Gerais a previsão é de tempo seco, o que deve favorecer a retomada e continuidade do corte e da moagem da cana-de-açúcar", estima a Somar.
No Nordeste, a semana será mais uma vez de chuvas concentradas no norte da região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O interior continua com tempo seco. De acordo com a Somar, "existe previsão de chuva também para a faixa leste da Região Nordeste, incluindo o litoral de Alagoas e Sergipe e também a região do Recôncavo Baiano, que aos pouco vão se recuperando dos efeitos de uma longa estiagem, observada ao longo de todo o verão".Outono típico em abril
A Somar Meteorologia informa que a propagação de uma frente fria na última semana de abril provocou chuvas nas áreas de milho safrinha do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Essas chuvas, mesmo não sendo generalizadas e em grandes volumes, foram importantes para manter um bom nível de umidade do solo.
Em Goiás e Mato Grosso foram observadas apenas volumes isolados no período. "Em muitas áreas desses Estados não foi registrada nenhuma chuva, o que já compromete o desenvolvimento da lavoura de milho safrinha".
Segundo a Somar, a redução do porcentual de água disponível no solo evidencia o início do período seco no Sudeste, Centro-Oeste e no interior da Região Nordeste- A passagem da frente fria provocou chuvas na última semana de abril em São Paulo, interrompendo temporariamente o corte e a moagem da cana-de-açúcar em algumas áreas. "Abril termina com os maiores volumes concentrados na Região Norte, o que representa um padrão típico do outono", informa Etchichury. Na Região Nordeste, o mês termina com as águas concentradas nas regiões litorâneas, enquanto o interior teve pouco volume, representando o início de mais um período seco, que se estende até meados de outubro/novembro. "O mês de abril termina com oscilações e queda da temperatura sobre os Estados do Sul do País, mas sem registro de frio extremo e nem geadas", comenta a Somar.
Estados Unidos
A Somar Meteorologia informa que a semana começa com chuva e temperaturas baixas sabre as principais regiões produtoras de milho e soja dos Estados Unidos. Na última semana de abril os maiores volumes se concentraram entre o sul de Missouri, Arkansas, Kentucky e Tennessee, que inclusive são as regiões mais castigadas pelos tornados. "Pela terceira vez consecutiva a semana começa com a passagem de uma nova frente fria, que causou chuvas sobre o Meio-Oeste no fim de semana e, nos próximos dias, prejudica mais a parte leste", informa Etchichury.
A semana também começa com baixas temperaturas. Nos Estados localizados mais ao norte dos Estados Unidos, incluindo Minnesota, Dakota do Sul e Nebraska, foram registradas temperaturas próximas de zero grau no fim de semana.
Índices de umidade do solo se mantêm elevados e com excesso de umidade nas principais regiões produtoras. De acordo com a Somar, a partir de amanhã a frente fria avança e as chuvas ficam concentradas na parte leste do Estados Unidos.
Para a primeira quinzena de maio, deve passar a prevalecer um padrão climático típico da primavera, com previsão de redução das chuvas e elevação da temperatura sobre o Meio-Oeste americano. "Em tese isso deve oferecer melhores condições para o plantio das lavouras de milho e soja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas