terça-feira, 3 de maio de 2011

GRÃOS/EUA: PLANTIO DE MILHO E TRIGO SEGUE LENTO

Chuvas ao longo do Meio-Oeste norte-americano prejudicaram as intenções de plantio na região central dos Estados Unidos na última semana, mas previsões de tempo mais seco para o oeste da região abrem as portas para avanços no cultivo nesta semana. De acordo com relatório semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 13% do plantio de milho foi realizado até domingo, elevação de quatro pontos porcentuais em relação à semana anterior. Um ano atrás, 66% do plantio havia sido realizado, quando produtores plantaram em ritmo recorde. A média dos últimos cinco anos para este momento é de 40%.
Segundo o analista Shawn McCambridge, da corretora Prudential Bache, o ritmo de plantio de milho é o mais lento desde que os dados começaram a ser registrados, na década de 80. Illinois, Indiana e Ohio não tiveram nenhum progresso na última semana. Produtores desses Estados ficaram longe dos campos, com plantio de 2%, 10% e 1%, respectivamente - mesma proporção da semana anterior. Previsões do tempo indicam que os agricultores continuarão encontrando dificuldades para plantar a safra no cinturão leste e no Delta, embora possam plantar ativamente no oeste. As chuvas devem manter o solo encharcado no leste do Meio-Oeste e no Delta do Mississippi. Em Iowa, maior Estado produtor de milho do país, 8% da safra foi cultivada até domingo, elevação de cinco pontos porcentuais em relação à semana anterior, mas bastante abaixo da média de 48% para esta época do ano, de acordo com o USDA.
O plantio sequer começou na Dakota do Norte e apenas 2% da safra foi cultivada na Dakota do Sul, cuja previsão era a de responder por um terço da elevação de 4,5% prevista para área plantada nacional neste ano. Produtores deveriam ter cultivado 15% dos campos na Dakota do Sul e 17% na Dakota do Norte até o momento, de acordo com dados do governo. McCambridge afirmou que produtores no cinturão oeste terão avanço razoável nesta semana, mas essencialmente pouco progresso na área central do Meio-Oeste e nenhum no leste.
Trigo
O clima frio e úmido está atrasando também o plantio de trigo de primavera nos Estados do norte das Grandes Planícies, como as Dakotas. Até domingo, cerca de 10% da safra havia sido plantada, elevação de apenas quatro pontos porcentuais em relação à semana anterior, e bastante abaixo da média de 43% para esta época do ano, conforme dados do USDA.
Na Dakota do Norte, maior Estado produtor de trigo de primavera, apenas 1% da safra foi plantada. McCambridge declarou que o mercado está deduzindo que os produtores conseguirão plantar, mas, com umidade e frio, isso será um verdadeiro desafio.
Traders também estão preocupados com a safra de trigo duro de inverno (HRW), produzida nas áreas centrais e sul das Grandes Planícies, onde meses de estiagem já provocaram danos irreversíveis em algumas lavouras.
O USDA reduziu em um ponto porcentual sua avaliação de "bom a excelente" para as lavouras de trigo de inverno do país, ante 34% na semana passada. Elevou em um ponto porcentual a parcela considerada de "ruim a muito ruim", para 41%. Um ano atrás, 68% da safra estava em condição boa a excelente e apenas 7% em situação ruim a muito ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas