quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SOJA/CHINA FECHA EM QUEDA PRESSIONADA PELO DÓLAR

As cotações da soja fecharam com queda na bolsa chinesa Dalian Commodity Exchange, mais uma vez pressionadas pela valorização do dólar. O contrato setembro, o mais negociado, recuou 1,2% para 4.433 yuans por tonelada (6,69 yuans = US$ 1). A especulação de que o Federal Reserve poderá adotar um afrouxamento quantitativo menor que o esperado pelo mercado em sua próxima reunião de política monetária no dia 3 de novembro sustentou o dólar.
Mas o mercado de soja tem fundamentos positivos, como a forte demanda registrada na China e as preocupações em torno do plantio no Brasil.
Uma fonte de um órgão estatal chinês do setor de grãos disse à Dow Jones nesta quarta-feira, que compradores do país adquiriram 200 mil toneladas de óleo de soja da América Latina na semana passada.

CHINA COMPRA 200 MIL TONS DE ÓLEO DE SOJA DO BRASIL E DA ARGENTINA.
Compradores da China adquiriram 200 mil toneladas de óleo de soja do Brasil e da Argentina na semana passada, segundo fontes do governo. Isso reflete a forte demanda pelo produto e a diminuição nos estoques no país.
A China retomou as compras de óleo de soja da Argentina no início deste mês, depois de uma disputa comercial. "A informação que temos é que as aquisições foram realizadas pela Cofco (maior trading de grãos da China)", disse a fonte. Procurada, a Cofco não se manifestou sobre as transações. As cargas de óleo serão entregues entre março e maio do próximo ano.
De janeiro a setembro, as importações de óleo de soja da China caíram 50% para 873.676 toneladas, de acordo com informações da Administração Geral de Alfândega, por causa da disputa comercial com a Argentina, maior fornecedor do produto ao país. Neste mesmo período, as vendas do Brasil para clientes chineses dobraram. Analistas consideram que o aumento das importações em outubro será temporário porque o produto doméstico segue bem mais barato que o importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas