quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CHINA/SOJA FECHA EM QUEDA POR PREOCUPAÇÕES COM APERTO MONETÁRIO

Os futuros da soja terminaram com perdas na Bolsa de Commodities de Dalian, acompanhando a fraqueza de outras commodities e dos mercados acionários em meio a preocupações de que a China combaterá a inflação com políticas de aperto monetário, após novos dados mostrarem que o índice de preços ao consumidor chinês subiu 5,1% em novembro.
O contrato setembro, o mais negociado, fechou com queda de 16 yuans nesta quinta-feira, cotado a 4.414 yuans por tonelada, após ter oscilado entre 4.400 e 4.425 yuans por tonelada (6,66 yuans = US$ 1). O volume de contratos negociados foi de 134.128 lotes, muito abaixo dos 245.992 lotes apurados na véspera, maior nível desde 29 de novembro.
Expectativas de um aumento na taxa básica de juro da China são muito fortes agora, mas os fundamentos da soja continuam sólidos, afirmou Wang Ping, analista da Soochow Futures Co. O mercado à vista também está lento, já que tanto os compradores como os vendedores adotam uma postura de cautela, acrescentou ele.
O rali do dólar adicionou pressão sobre os preços, impedindo quaisquer ganhos. No entanto, a soja estará em uma tendência de alta de longo prazo com a chegada do Ano Novo Lunar, pico da temporada de consumo do óleo de soja.
O Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos da China informou hoje que a produção local da oleaginosa subiu 1,5% em 2009/10, atingindo 15,2 milhões de toneladas. Contudo, expectativas de fortes pressões inflacionários são uma grande preocupação para consumidores e empresários, com ceticismo em relação à visão da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China de que as ofertas de óleos comestíveis estão "absolutamente garantidas" no mercado doméstico.
Os jornais China Business News e China Times informaram que algumas processadoras chinesas foram forçadas a suspender as operações, à medida que a restrição dos preços pelo governo provoca prejuízos. A comissão revelou na terça-feira que a meta do índice de preço ao consumidor foi fixada em 4% para 2011, ante 3% neste ano. O órgão também estima que o Produto Interno Bruto do país tenha crescimento superior a 3% em 2010.

PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA AUMENTA EM 2010.
A produção de milho, arroz e soja da China aumentou neste ano, mas a de canola provavelmente recuou 7%, enquanto a de trigo ficou estável no período, previu nesta quinta-feira o Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos.
A safra local de milho deve ter subido 5% em 2010, para 172,5 milhões de toneladas, enquanto a de trigo permaneceu em 115,1 milhões de toneladas, de acordo com o órgão. A produção de arroz cresceu 2% no período, para 199 milhões de toneladas, e a de soja teve alta de 1,5%, para 15,2 milhões de toneladas. Somente a de canola registrou piora, caindo para 12,6 milhões de toneladas.
A área cultivada com as commodities agrícolas aumentou neste ano, exceto por um declínio marginal no plantio de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas