quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GRÃOS/PARANÁ FINALIZA PLANTIO E LAVOURAS TÊM BOAS CONDIÇÕES.

O Paraná finalizou, nesta semana, o plantio de soja e milho da safra verão 2010/11 nesta semana, de acordo com o acompanhamento de semanal do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado (Seab). De acordo com os dados divulgados hoje, 96% das lavouras de soja, e 92% da área com milho estão em boas condições.
O Deral confirmou as estimativas para a área plantada e a produção de ambos os grãos no Estado, maior produtor de milho e segundo maior de soja, em relação ao relatório divulgado de novembro. A estimativa é de um plantio da oleaginosa em 4,5 milhões de hectares, com uma produção de 13,8 milhões de toneladas. Já para milho houve nova redução na previsão da área, que passou de 734,9 mil hectares no acompanhamento de novembro para 731,2 mil agora. Esta é a menor área para o milho no Estado desde a década de 1960. A produção, entretanto, ficou estável em 5,3 milhões de toneladas.
Segundo Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Deral, as lavouras de milho estão se desenvolvendo bem em meio a chuvas satisfatórias, depois de o plantio ter começado em setembro com falta de água. "Hoje o milho está em boa parte florescendo, e se não tivermos seca em janeiro e fevereiro vamos ter uma boa safra de milho", disse, alertando entretanto, que para a soja as precipitações estão no limite. "Quase demais", avalia Hubner, uma vez que a oleaginosa não precisa de tanta chuva.
A comercialização no Paraná também manteve-se estagnada. Os produtores negociaram antecipadamente 6% e 1% da de milho.

Rio Grande do Sul - No estado gaúcho, as chuvas ocorridas recentemente foram favoráveis, e o plantio de soja já atingiu 90% da área prevista, ante 86% há uma semana, de acordo com a Emater, empresa de extensão rural do governo do Estado. "As últimas lavouras, localizadas em zonas mais frias, deverão ser finalizadas até o fim deste mês", informa o relatório. "Para as lavouras já germinadas e que estão em desenvolvimento vegetativo, a umidade presente no solo dá condição para uma boa evolução e manutenção de um bom padrão".
O órgão estima que o terceiro maior produtor de soja do País deverá plantar uma área de 4,1 milhão de hectares com a oleaginosa, com produção estimada em 9,1 milhões de toneladas.
Em relação ao milho, 84% da área prevista em 1,1 milhão de hectares já foi plantada, um avanço semanal de dois pontos porcentuais, depois de as chuvas abundantes terem dado um alento aos produtores, principalmente aqueles que têm lavouras em fase de floração e enchimento de grãos. A Emater prevê uma produção no Rio Grande do Sul de 4,6 milhões de toneladas de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas