terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GRÁOS/PARANÁ: CHUVAS CONTINUAM E INTERROMPEM COLHEITA.

O mau tempo continua prejudicando a colheita da safra de verão no Paraná. Desde o início do mês chove praticamente todos os dias na região e a previsão é de que continue assim até o final de semana. Da área de milho (734 mil hectares) foi colhido até agora apenas 1%, ante média de 15% nas últimas cinco safras. A retirada da soja estagnou também em 1%, ante uma expectativa de 10% para a semana.
Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), há relatos de perda de qualidade em lavouras de milho, como grão ardido. Na soja, 2% da área estimada em 4,5 milhões de hectares apresenta condições ruins, principalmente nos municípios de Cascavel, Cornélio Procópio e Toledo. Segundo Margorete Demarchi, técnica do Deral, há registro de perdas devido ao apodrecimento do grão por causa da chuva intensa de fevereiro.
"A situação é preocupante e tende a piorar", avalia a técnica diante da previsão de chuva nos próximos cinco dias. O Instituto Tecnológico Simepar prevê chuvas para todo o mês de fevereiro. O Deral indica que em municípios como Campo Mourão, Cascavel e Maringá a precipitação ultrapassou a média para fevereiro, que oscila entre 150 milímetros e 200 milímetros, apenas nos primeiros 13 dias de mês. O maior volume de chuvas foi registrado em Maringá, onde chegou a 265 mm.
Safrinha - O plantio do milho segunda safra avançou apenas um ponto porcentual na semana e atingiu 6% da área projetada em 1,5 milhão de hectares no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas