quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SOJA/RS PREVÊ PRODUÇÃO ACIMA DE 10 MI TONS

A Emater reviu hoje para cima sua estimativa para a produção de soja do Rio Grande do Sul em 2010/11. A colheita deve atingir 10,39 milhões de toneladas, 13,58% acima do esperado. "Na primeira projeção levamos em conta o risco climático, mas o La Niña não se confirmou na metade norte e teve pouco impacto sobre a cultura na metade sul do Estado", disse o presidente da Emater/RS, Lino de David, em entrevista à Agência Estado. Na comparação com 2009/10, quando o Estado colheu 10,47 milhões de t, o volume é 0,83% inferior. Em fase de formação de grão, as lavouras da oleaginosa contam com bom volume de chuva.
De acordo com David, o desempenho da oleaginosa deverá contribuir para que a safra gaúcha de grãos supere em 600 mil a 1 milhão de toneladas o resultado previsto de 23,6 milhões de toneladas. O desempenho estimado é superior ao do ano passado, quando foram colhidas 23 milhões de toneladas. O resultado é puxado principalmente pelo arroz, que deve atingir 7,9 milhões de toneladas, 15,9% a mais que as 6,8 milhões de toneladas produzidas na safra anterior, e 2,15% superior à estimativa inicial. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do País, respondendo por 60% da produção.
Milho - Para o milho, a Emater projeta produção de 5,1 milhões de toneladas, queda de 8,56% em relação à safra passada e alta de 10,75% na comparação com a estimativa anterior. Como na soja, a Emater havia previsto que as lavouras de milho seriam influenciadas pelo La Niña, o que aconteceu apenas pontualmente. Neste ciclo, os gaúchos cultivaram com milho uma área 4,91% menor, de 1 milhão de hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas