sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RALLY DA SAFRA/PR: PRODUTOR ANTECIPA COMPRA DE ADUBO PARA SAFRA 2011/12

Enquanto espera estiar para colher a soja, o produtor do oeste do Paraná já está de olho na próxima safra. Informações de técnicos que acompanham a Equipe 3 do Rally da Safra, dão conta que os agricultores estão antecipando ainda mais a compra de fertilizantes para o próximo plantio de verão. As aquisições, que eram feitas geralmente a partir de junho, no ano passado iniciaram em abril. Neste ano, até janeiro cerca de 30% dos fertilizantes já tinham sido encomendados pelos produtores que, com isso, esperam fugir do aumento de preços que, acreditam, está por vir. Alguns relatam já terem pago valores de 10% a 20% maiores neste início de 2011.
Dados sobre o forte aumento da importação de fertilizantes em janeiro mostram que o produtor, de fato, está antecipando as compras. Ontem, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que entrada de matérias primas para adubos por ambos os portos foi 76% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. Foram 750 mil toneladas de fertilizantes importados, a melhor marca alcançada pelos portos paranaenses na história.
Para dar vazão à demanda, a Appa está atracando, simultaneamente, até cinco navios para descarga de fertilizantes, apesar de existirem no cais comercial apenas dois berços preferenciais à movimentação do produto.
Segundo representantes de distribuidores locais, os preços dos adubos estão subindo, embora não na mesma proporção das cotações das commodities agrícolas. Em reais o preço está mais alto mas, por causa do aumento das cotações dos grãos, a relação de troca ainda está favorável ao produtor. Ainda assim, a expectativa é que valor dos insumos suba mais.
Entrevistado no início desta semana durante um dos roteiros do Rally, o produtor Florino Wielemaker cultivou 650 hectares de soja em 2010/11, ante 500 hectares na safra anterior. Ele quer aumentar a área para 1.100 hectares em 2011/12. Ele percebeu um aumento de 10% a 15% no preço dos fertilizantes e de 5% a 8% no dos defensivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas