segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

METEREOLOGIA/SOMAR : NORDESTE ENTRA EM PERÍODO CHUVOSO.

Previsões meteorológicas indicam aumento do volume de chuvas sobre o Nordeste do Brasil na segunda quinzena deste mês. Segundo a Somar Meteorologia, em seu boletim semanal, a partir de fevereiro o Nordeste entra no período chuvoso que se estende até maio. As águas no norte do Nordeste, previstas para a próxima semana, também beneficiam partes (oeste e norte) do Estado da Bahia.
De acordo com a Somar, as frentes frias devem continuar atuando sobre o Sul nesta semana. Associadas às águas aquecidas do Oceano Atlântico, próximas da costa da Região Sul, as frentes frias favorecem a ocorrência de episódios de chuvas mais significativos e concentrados entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Goiás devem manter condição de pouca água e predomínio de sol, com apenas volumes isolados no período da tarde, típicos do verão. "O padrão de clima tropical e o forte calor devem persistir pelo menos até o fim do mês", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.
Mesmo padrão - As condições climáticas sobre o Brasil não mudaram muito na semana passada em relação às semanas anteriores. As frentes frias permaneceram "bloqueadas" no Sul do País, onde foram registrados os maiores volumes da semana.
Em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e parte (leste/nordeste) de Goiás o clima foi seco, agravando ainda mais a situação em alguns municípios onde não chove há mais de 20 dias.
Os índices de Água Disponível no Solo já refletem o padrão das chuvas observado nas últimas três semanas. Desde o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul até parte de São Paulo a condição de umidade é excelente (maior do que 90%). Em contrapartida, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas apresentam baixos índices de água no solo.
Argentina - A Somar Meteorologia informa que foram registrados bons volumes de chuvas sobre as principais regiões produtoras da Argentina, incluindo o Pampa Úmido, pela segunda semana consecutiva.
Além do Norte do país, as Províncias de Buenos Aires, Entre Rios e Santa Fé foram as mais beneficiadas com as águas da semana passada. O volume, no entanto, ainda não garante uma regularização, nem recuperação das perdas nas lavouras de milho e soja (primeiro plantio), que foram castigadas pela falta de água em dezembro. A situação, porém, ajuda a amenizar as condições da estiagem e beneficia principalmente a soja do segundo plantio.
A previsão da Somar para as regiões produtoras de grão da Argentina nesta semana é de tempo seco e forte calor, com as temperaturas do período da tarde ultrapassando a casa dos 35 graus.
Já para a segunda quinzena de fevereiro, permanece a tendência de período de pouca chuva (seco) sobre grande parte do território argentino.
Mesmo assim, a propagação de frentes frias deve provocar alguns episódios de chuvas, a exemplo do que deve ocorrer no início da próxima semana. Segundo a Somar, entre os dias 20 e 24, uma nova frente fria volta a provocar chuvas sobre grande parte do território argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas