segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ÓLEO DE PALMA/MALÁSIA FECHA EM ALTA ESTIMULADO POR DEMANDA E CLIMA

Os futuros do óleo de palma cru terminaram com ganhos na Bolsa de Derivativos da Malásia, conforme problemas climáticos interromperam as atividades de colheita nas principais regiões de cultivo de óleo de palma. Melhores perspectivas de demanda também impulsionaram os preços nesta segunda-feira.
Traders e analistas disseram que a produção do país em novembro pode cair de 6% a 10% na comparação com 1,64 milhão de toneladas em outubro. O contrato fevereiro, o mais negociado, fechou com alta de 107 ringgits, ou 3,3%, cotado a 3.381 ringgits por tonelada, após ter alcançado 3.390 ringgits por tonelada, maior patamar em mais de uma semana (3,15 ringgits = US$ 1).
O resgate de US$ 113 bilhões concedido à Irlanda afetou positivamente o sentimento dos investidores. "A maioria dos mercados de commodities está subindo por causa das notícias sobre o resgate à Irlanda e da fraqueza do dólar", disse um executivo de Cingapura. "Os ganhos do óleo de soja e do petróleo também puxaram os preços do óleo de palma para cima."
Uma autoridade do Conselho de Óleo de Palma da Malásia informou que a produção anual pode atingir somente 17,3 milhões de toneladas, registrando o segundo ano consecutivo de crescimento zero. Um clima persistentemente ruim neste ano afetou a produtividade das safras.
Desde março, o Conselho de Óleo de Palma da Malásia vem reduzindo as estimativas da produção em 2010, que passaram de 18,1 milhões de toneladas para 17,3 milhões de toneladas. Isso confirma a previsão do analista de óleos vegetais Dorab Mistry. Ele projeta a produção da Malásia em 17,2 milhões de toneladas, abaixo das 17,6 milhões de toneladas apuradas no ano passado.
Os preços do óleo de palma podem estender o rali na terça-feira, seguindo rumo ao nível de 3.410 a 3.450 ringgits por tonelada, à medida que a demanda por exportações em novembro provavelmente alcançou entre 1,5 milhão e 1,56 milhão de toneladas, disse um executivo de uma corretora de Kuala Lumpur. As inspetoras de cargas Intertek Agri Services e SGS devem divulgar os números deste mês amanhã (dia 30).
O número de contratos abertos foi de 79.239 lotes, ante 79.077 lotes na sexta-feira. Ao todo, 18.360 lotes foram negociados hoje, acima de 12.214 lotes no último pregão. Um lote equivale a 25 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas