sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CHINA-SOJA FECHA EM ALTA, DISSIPADO TEMOR SOBRE APERTO MONETÁRIO.

Os futuros da soja encerraram com leve alta na Bolsa de Commodities de Dalian, apesar de uma ligeira queda no pregão eletrônico da Bolsa de Chicago e do anúncio feito por Pequim de que mudará para uma política monetária mais rigorosa no próximo ano. O contrato setembro, o mais negociado, fechou com valorização de 13 yuans, ou 0,3%, cotado a 4.401 yuans por tonelada (6,66 yuans = US$ 1).
O número de contratos abertos aumentou 2.540 lotes nesta sexta-feira, para 257.240 lotes, segunda alta consecutiva após seis sessões seguidas de declínio. "Temores sobre o impacto das [recentes] medidas de aperto do governo estão se dissipando", afirmou Lian Chao, analista da Radar Futures. A China mudará sua política monetária de "moderadamente afrouxada" para "prudente", decidiram os principais líderes do Partido Comunista após uma reunião nesta sexta-feira para discutir as diretrizes econômicas do ano que vem, informou a agência de notícias Xinhua.
Isso significa que o governo restringirá ainda mais o controle dos empréstimos, limitando as fontes de capital dos investidores para negociar nos mercados futuros. No entanto, após uma série de medidas de aperto monetário e controle de preços, muitos investidores enxergam o anúncio como uma mera formalização de uma mudança que já está em andamento, e não esperam que as próximas iniciativas sejam de natureza drástica.
As cotações da oleaginosa enfrentarão resistência em 4.500 yuans por tonelada, à medida que o clima seco na América do Sul deve ser amenizado por uma ou duas tempestades nas áreas mais afetadas da Argentina nos próximos dias, disse Lian, citando a previsão da T-Storm Weather.
A demanda e a oferta de soja no mercado físico ficaram estáveis, com os preços nas principais regiões produtoras da China principalmente inalterados nesta semana. "Os preços da soja estão estáveis e razoáveis no momento", disse Zhu Jinming, analista da Zheshang Futures.Um leilão de cerca de 300 mil toneladas das reservas estatais feito pelo governo central nesta sexta-feira não conseguiu atrair compradores, considerando que o preço mínimo estabelecido foi de 3.920 yuans por tonelada, de acordo com analistas.

GOVERNO MUDARÁ POLÍTICA MONETÁRIA PARA 'PRUDENTE' EM 2011
A China mudará sua política monetária no ano que vem, de "moderadamente frouxa" para "prudente", conforme a decisão tomada nesta sexta-feira pela cúpula do Partido Comunista, informou a agência de notícias oficial Xinhua. A alteração sinaliza uma mudança de ênfase na política do governo, a fim de priorizar o combate à inflação.
Até certo ponto, a medida apenas formaliza uma transição que já vem ocorrendo há vários meses, desde que a China gradativamente passou a se concentrar mais em conter a inflação e as bolhas especulativas, abandonando o foco exclusivo na promoção do crescimento que prevaleceu durante a crise financeira global e em seus desdobramentos.
O Escritório Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, também conhecido como Politburo, chegou à decisão depois de se reunir nesta sexta-feira para discutir a política econômica do próximo ano, disse a Xinhua.
"Isso basicamente ratifica o entendimento do mercado sobre o que vem se desenrolando nas últimas semanas", disse Arthur Kroeber, diretor administrativo da firma de pesquisa econômica GaveKal Dragonomics. Desde abril, Pequim tomou uma série de medidas para conter a especulação imobiliária e os aumentos dos preços dos imóveis. Em outubro, o banco central chinês elevou a taxa básica de juros pela primeira vez em quase três anos, e em novembro aumentou duas vezes o depósito compulsório dos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas