segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOJA/MT: SUSPEITA DE OCORRÊNCIA DE SOJA LOUCA.

As primeiras ocorrências de soja louca II foram registradas nesta semana nos município de Vera e Cláudia, no norte de Mato Grosso. Segundo o gerente técnico da Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, os sintomas indicam a presença da doença, mas por enquanto os casos ainda estão sendo tratados como suspeitas. A confirmação será feita por meio do material que foi recolhido em campo e enviado para análise pelo pesquisador Maurício Méier, da Embrapa Soja, que coordena as pesquisas sobre a doença.
Nery Ribas afirma que, apesar de muitos produtores do norte de Mato Grosso terem registrados prejuízos por causa da doença, ainda não existe um levantamento sobre o impacto das perdas provocadas pela soja louca II. Existem relatos que na safra passada em Sorriso houve perda de 15% numa área cultivada de 1,2 mil hectares.
A doença vem sendo tratada como uma anomalia, cuja causa ainda é desconhecida. No caso da presença da doença, a planta não amadurece e registra alto índice de abortamento de flores e vagens. Em anos anteriores, foram registradas ocorrências no final do clico de desenvolvimento da soja, mas nesta safra surpreendeu e veio mais cedo, apesar do atraso no plantio da soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas