segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOJA/CHINA FECHA EM BAIXA COM EXPECTATIVA DE NOVO APERTO MONETÁRIO

Os futuros da soja terminaram com baixa na Bolsa de Commodities de Dalian, influenciados pelo aumento das margens de negociação da oleaginosa e seus derivados em meio a expectativas de que o governo chinês adotará mais medidas de aperto monetário, possivelmente incluindo uma nova elevação da taxa de juro. O contrato setembro, o mais negociado, fechou com desvalorização de 0,9%, cotado a 4.292 yuans por tonelada (6,67 yuans = US$ 1).
O aumento das margens de negociação e planos de vender 300 mil toneladas das reservas nacionais, anunciados na sexta-feira pelo governo, ajudaram a conter a atividade especulativa no mercado, pressionando as cotações da soja e do farelo, disse Zhao Yan, analista da Everbright Futures Co.
Nesta segunda-feira, o número de contratos abertos diminuiu 27.430 lotes, registrando o quarto declínio consecutivo. "Investidores estão preocupados com mais medidas, tais como a alta da taxa de juro", afirmou ela. O banco central deve elevar a taxa básica de juro novamente neste ano para frear os preços, explicou a analista.
Em 20 de outubro, o Banco do Povo da China aumentou a taxa de juro pela primeira vez em quase três anos, em uma tentativa de combater a inflação e absorver o excesso de liquidez do mercado. A taxa de depósito em yuan para um ano agora é de 2,5%, abaixo da taxa oficial de inflação no período de janeiro a outubro, de 3%.
Contudo, os preços da soja não devem cair substancialmente por causa de fatores positivos, incluindo a forte demanda, o preço de compra recomendado pelo governo e o clima seco na América do Sul.
Zhao estimou suporte em torno de 4,200 yuans por tonelada, levando em consideração o nível sugerido pelo governo de 3.800 yuans por tonelada e os custos de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas