sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RS/SOJA: PLANTIO ATINGE 79% DA ÁREA PREVISTA.

O plantio de soja no Rio Grande do Sul avançou na maioria dos municípios onde as chuvas foram mais regulares e abundantes nos últimos dias e alcançou 79% da área prevista no Estado, um salto de 14% em relação à semana passada, de acordo com relatório divulgado quinta feira pela Emater, empresa de extensão rural do governo do Estado. Na mesma época da safra anterior, 68% das lavouras tinham sido semeadas. "Todavia, em áreas onde a deficiência hídrica se intensifica, o plantio ficou praticamente paralisado", destaca o relatório. Durante a semana, a cotação média da saca teve aumento de 1,05%, para R$ 43,21 quando negociada pelo produtor.
O órgão estima que o terceiro maior produtor de soja do País deverá plantar uma área de 4,1 milhão de hectares com a oleaginosa, aumento de 1,54% em relação à safra passada. A produção está estimada em 9,1 milhões de toneladas, queda de 12,69% ante o ciclo anterior. A produtividade deve cair 14,2%.
Milho - O plantio do cereal no Estado atingiu até hoje 80% da área prevista em 1,1 milhão de hectares, contra 76% na semana passada. No mesmo período da safra passada, o plantio tinha sido feito em 71% da área.
A Emater também destacou o efeito da falta de chuvas sobre a safra de milho: "Nas áreas onde a precipitação foi escassa ou irregular, as plantas começam a ter seu desenvolvimento prejudicado. Lavouras em fase de floração também começam a ser afetadas de maneira negativa", diz o relatório, segundo o qual 19% das lavouras encontram-se em fase de floração.
A saca do cereal é negociada a R$ 23,33, em meio a uma demanda aquecida e preços em ascensão, segundo a Emater. A valorização em 30 dias foi de 10,57%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas