quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ARGENTINA: RURALISTAS AMEAÇAM PARALISAÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO.

Os produtores rurais e o governo da Argentina não chegaram a um acordo sobre políticas oficiais para o setor e o país pode enfrentar um novo locaute agropecuário. O anúncio foi feito pelo presidente da Sociedade Rural da Argentina (SRA), Hugo Biolcati, após reunião mantida com o ministro de Agricultura, Julián Domínguez, nesta manhã. "Há propostas de uma paralisação da comercialização, que estaremos analisando nas próximas horas", disse Biolcati.
A advertência ocorre apesar da guinada oficial anunciada hoje de liberar a totalidade do saldo exportável da safra de trigo 2010/11 para as vendas externas. Além disso, o governo também anunciou uma linha de financiamento com taxas de juros zero para os produtores de trigo. Os ruralistas, porém, consideram que os anúncios do governo, "foram mais do de sempre" e não avançou em políticas de estímulos ao setor. "Já são cinco anos de uma política agropecuária que não permite a livre concorrência no setor, e com isso o preço se deprime cada vez mais", reclamou Biolcati, em referência às cotas de exportações que são liberadas a conta-gotas e à interferência nos preços.
Os produtores também estão irritados com um discurso feito pela presidente Cristina Kirchner, ontem, denunciando que os líderes não fiscalizam a situação de escravidão de trabalhadores no interior do país. Para Biolcati, a denúncia foi uma manobra para desviar a atenção das reivindicações do setor. Desde 2008 que os produtores vêm realizando uma série de locautes para protestar contra a ingerência oficial no mercado e as alíquotas de exportação sobre os produtos agrícolas. O Executivo, no entanto, não dá sinais de mudança de política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas