quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CHINA/SOJA FECHA EM ALTA APÓS RELATÓRIO DO USDA.

Os futuros da soja encerraram com forte alta na Bolsa de Commodities de Dalian, seguindo o firme desempenho dos preços na Bolsa de Chicago (CBOT), após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) ter reduzido as estimativas de oferta para níveis precariamente baixos.
Apesar de acentuados, os ganhos ainda foram limitados frente ao salto de 4,3% do contrato março da oleaginosa na CBOT, considerando que preocupações com políticas de aperto monetário na China incentivaram a realização de lucros e as ofertas no mercado local eram amplas.
O contrato janeiro, o mais negociado, fechou com valorização de 1,5% nesta quinta-feira, cotado a 4.519 yuans por tonelada, após ter oscilado entre 4.502 e 4.566 yuans por tonelada (6,607 yuans = US$ 1).
As cotações dos óleos de palma e soja subiram menos de 1%, também limitadas por temores sobre as medidas adotadas pelo governo chinês para conter a inflação, apesar da aproximação do Ano Novo Lunar no próximo mês, pico da temporada de consumo.
Ainda que as ofertas sejam amplas no curto prazo - com mais de 6,5 milhões de toneladas estocadas nos principais portos -, o país continua leiloando parte das reservas, como uma medida de precaução contra a alta dos alimentos. A província de Heilongjiang oferecerá cerca de 191 mil toneladas de soja dos estoques locais na sexta-feira, após uma fracassada tentativa na última semana, segundo o Centro Nacional de Comércio de Grãos de Harbin. Uma licitação de 296.400 toneladas das reservas federais na terça-feira também não conseguiu atrair compradores.

IMPORTAÇÃO DEVE ALCANÇAR 54 MIL TONS.
O Centro Nacional de Informação de Óleos e Grãos da China (CNGOIC) informou nesta quinta-feira que as importações de soja devem somar 54 milhões de toneladas no ano-safra 2010/11, iniciado em 1º de outubro, ante 50,4 milhões de toneladas em 2009/10. A projeção não sofreu ajuste em relação ao mês passado e ficou alinhada às expectativas do mercado de uma crescente demanda na China.
O CNGOIC também manteve a estimativa da produção doméstica na atual temporada em 15,2 milhões de toneladas. O país deve produzir 10,4 milhões de toneladas de óleo de soja em 2010/11, enquanto as importações são projetadas em dois milhões de toneladas no período, de acordo com o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas