quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SOJA: PERDAS DE ATÉ 40% NO SUL DO RIO GRANDE SUL.

Afetada por uma forte estiagem, a parte sul do Rio Grande do Sul já começou a calcular os prejuízos nas lavouras de soja, que respondem por cerca de 8% da área plantada com a oleaginosa no Estado. A região de Bagé é uma das mais afetadas pela falta de chuvas, e os sojicultores de Hulha Negra, no sudoeste gaúcho, já falam em perdas de 40%.
Segundo Mario Antonio Silveira, gerente regional da Emater em Bagé, as perdas em Dom Pedrito estão estimadas em 30%; em Bagé, em 25%; e em Aceguá, Lavras do Sul e Santana do Livramento, em 20%. A previsão inicial da Emater, empresa de extensão rural do governo do Estado, é de uma área plantada na região de Bagé de 185.331 hectares, com produtividade de 1.705 quilos/ha. Para o Estado como um todo, a previsão é de 4,1 milhões de hectares, com produção de 9,1 milhões de toneladas. "A estiagem está muito forte, e nossos solos são mais rasos, sentem mais. Agora, chove em alguns lugares e não chove em outros. São nuvens que descarregam a água em um certo momento e depois fica 20 dias sem chover", disse Silveira à Agência Estado. "A perspectiva é de que até março as chuvas serão poucas."
No norte, bom desenvolvimento - A situação é distinta na região norte do Estado, que responde pela maior parte da safra de grãos do terceiro maior produtor nacional de soja. Em seu relatório semanal, a Emater diz que as culturas apresentam um bom desenvolvimento vegetativo em todas as regiões localizadas mais ao norte do Estado.
Entretanto, o relatório ressalva que a baixa umidade começa a preocupar também alguns produtores da região norte, uma vez que as lavouras estão entrando em floração, etapa em que a necessidade de umidade aumenta. No Estado, 18% das lavouras estão nesse estágio, enquanto 79% encontram-se em desenvolvimento vegetativo. "Na metade norte do Estado vem chovendo, mas alguns lugares começam a apresentar algum problema de falta de chuva. Mas isso ainda é pontual e, no geral, as lavouras estão com bom desenvolvimento", disse Célio Colle, agrônomo da Emater, explicando que a preocupação refere-se principalmente às lavouras em que os solos são mais rasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas