sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CHINA/SOJA FECHA ESTÁVEL COM FRAQUEZA DE ÓLEOS COMESTÍVEIS

As cotações da soja terminaram estáveis na Bolsa de Commodities de Dalian, conforme o sentimento otimista desencadeado pelo relatório mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) foi ofuscado pela fraqueza dos óleos comestíveis. O contrato janeiro, o mais negociado, encerrou sem variação nesta sexta-feira, a 4.519 yuans por tonelada, após ter operado entre 4.493 e 4.536 yuans por tonelada (6,59 yuans = US$ 1).
A crescente demanda por soja doméstica no mercado à vista impulsionou os preços futuros. No entanto, rumores de que o governo leiloará cerca de 500 mil toneladas de óleos comestíveis para aliviar preocupações com a demanda antes do Ano Novo Lunar, que começa em 2 de fevereiro, contiveram o entusiasmo do mercado. "A soja teria subido, não fosse a considerável pressão das políticas [do governo] antes do feriado", disse Zhao Yan, analista da Everbright Futures Co.
A China avaliará a adoção de novas políticas para combater a inflação, se os preços subirem muito rapidamente no primeiro trimestre deste ano, informou na quinta-feira a rádio estatal, citando Zhou Wangjun, vice-diretor do setor de preços da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento do país.
As pressões inflacionárias na China persistirão em 2010, especialmente nos três primeiros meses do ano, devido a fatores como o elevado consumo durante o período do Ano Novo Lunar, acrescentou Zhou em um relatório. "A China manterá sua política em modo de aperto antes do Congresso Nacional do Povo (NPC, na sigla em inglês), então não esperamos uma recuperação substancial antes disso", afirmou Zhu Jinming, analista da Zheshang Futures Co. O NPC é o parlamento da China, que normalmente inicia a sessão anual em março.
O governo da província de Heilongjiang vendeu 13.922 toneladas de soja, ou 7,3% do volume total oferecido, em um leilão nesta sexta-feira por um preço médio de 3.764 yuans por tonelada, após tentativas anteriores terem fracassado. Analistas disseram que as processadoras estão mudando o foco para a soja local, já que os preços da importada estão maiores.

CHINA VAI ELEVAR TAXA DO COMPULSÓRIO DOS BANCOS EM 0,50 PP
O Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país) informou que vai elevar a taxa do compulsório dos bancos em 0,50% a partir de 20 de janeiro. A decisão segue-se a seis elevações no compulsório implementadas no ano passado.
Esse é o mais recente movimento da China para tentar limitar a inflação, depois de o índice de preços ao consumidor (CPI), atingir 5,1% em novembro de 2010, a maior alta em mais de dois anos. No dia 25/12 o PBOC elevou as taxas de referência para empréstimos e depósitos pela segunda vez no ano passado. A última alta no compulsório dos bancos da China começou a ter efeito em 20/12. Com base nos anúncios do PBOC, a taxa oficial para a maior parte das instituições financeiras será de 19% depois que a elevação anunciada hoje começar a vigorar.
No entanto, a imprensa estatal chinesa tem afirmado que o banco central pode ter verbalmente ordenado que os bancos separassem mais reservas depois de eles terem aumentado os empréstimos nos últimos meses. O PBOC não confirmou nem negou esses relatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas