sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CHINA/SOJA ESTENDE RALI PREOCUPADA COM ESTIAGEM E OFERTAS.

Os futuros da soja terminaram com alta pela terceira sessão seguida na Bolsa de Commodities de Dalian, impulsionados por uma severa seca que prejudica as lavouras de trigo, o que provavelmente terá impacto na área dedicada ao plantio da oleaginosa. O mercado contrariou a tendência de baixa das cotações na Bolsa de Chicago. O contrato janeiro, o mais negociado, fechou com valorização de 0,2% nesta sexta-feira, a 4.662 yuans por tonelada (6,59 yuans = US$ 1).
A estiagem que impulsionou os futuros do trigo para um nível recorde na quinta-feira ainda é vista como um fator otimista para os preços, afirmou Yu Ruiguang, analista da Tianqi Futures Co. "Sem dúvida, é lógico ver altas no preço da soja", disse ele. De acordo com o analista, a oleaginosa provavelmente terá que ceder terras para o arroz e o milho, após o governo chinês ter recentemente introduzido políticas para estimular a produção dos outros grãos, enquanto a de soja não é tida como prioridade.
Processadoras têm recorrido fortemente às importações, e os produtores não estão dispostos a plantar mais acres, já que as margens obtidas com a oleaginosa não são tão lucrativas quanto as do milho, acrescentou Yu. A crescente demanda e as incertezas com relação às ofertas podem puxar os preços da soja para cima no longo prazo, segundo o analista.
A China produziu cerca de 15 milhões de toneladas em 2010, apenas 0,7% acima do volume colhido em 2009, informou a consultoria Chinese Grain Network, que pertence à estatal China Grain Reserves Corp, na terça-feira. Enquanto isso, a demanda local deve subir 8,3% em 2010/11, sinalizando que mais importações serão necessárias, revelou a consultoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas