segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SOJA/AGRURAL ELEVA PREVISÃO DE SAFRA PARA 71,2 MI TONS

A AgRural elevou hoje sua estimativa para a safra 2010/11 de soja do Brasil para um recorde de 71,2 milhões de toneladas, contra estimativa em janeiro de 69,6 milhões, devido ao alto potencial produtivo observado nas lavouras de todo o País.
Se confirmada a estimativa, a produção brasileira ficará acima daquela registrada na temporada passada, de 68,7 milhões de toneladas, e que até então era o maior volume registrado na história. A previsão da AgRural é a maior entre as principais consultorias privadas e fica também acima das 68,5 milhões de toneladas estimadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A área de plantio foi mantida em 24,12 milhões de hectares, mas a produtividade passou de 48,1 sacas por hectare na previsão anterior para 49,2 sacas, o que também será mais um recorde ao superar a produtividade de 48,8 sacas da safra passada. "O número reforça as primeiras projeções da AgRural, que já indicava tendência de produção recorde ao reconhecer que o fenômeno La Niña, apesar de oferecer riscos, não significa necessariamente quebra de safra", disse a consultoria em seu comunicado.
A AgRural elevou as estimativas de produtividade do Paraná (51,7 sacas por hectare), Rio Grande do Sul (40 sacas), Mato Grosso do Sul (48 sacas) e Bahia (51 sacas). Já a previsão para o Mato Grosso, maior produtor nacional, ficou inalterada em 53 sacas.
Entretanto, a consultoria destaca que Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul ainda podem enfrentar problemas relativos ao excesso de chuvas na colheita.
Comercialização - Com os preços da soja em níveis historicamente altos, a comercialização antecipada da soja atingiu até o final de janeiro 51% da produção esperada, contra 43% em dezembro e 31% no mesmo mês do ano passado, segundo o levantamento da AgRural.
Mato Grosso segue na dianteira com 71% da safra comercializada, contra 62% em dezembro e 54% em janeiro de 2010. No Paraná, segundo maior produtor nacional, a negociação antecipada já atingiu 35% da safra, ante 28% em dezembro e 15% no mesmo mês do ano passado.
Por sua vez o Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor, comercializou antecipadamente 26% da safra, seis pontos porcentuais a mais que em dezembro e 16 pontos acima do que foi registrado em janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas