segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CLIMA/SOMAR: FRENTES FRIAS CONCENTRADAS NO SUL DO PAÍS

As frentes frias devem continuar atuando mais sobre o Sul do Brasil nesta semana, associadas às águas aquecidas do Oceano Atlântico próximas da costa da região. Isso deve favorecer a ocorrência de chuvas significativas e concentradas entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, conforme avaliação da Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Goiás devem manter condição de pouca água e predomínio de sol. Volumes isolados devem ocorrer no período da tarde, típicos do verão.
A Somar observa, porém, que esse padrão de clima que perdurou nas últimas semanas deve mudar a partir do próximo fim de semana, quando as frentes frias voltam a atuar entre São Paulo e Rio de Janeiro. "As chuvas voltam a se concentrar nesses Estados e também em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Para próxima semana também há previsão de chuva para a Bahia", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.A previsão para os Estados do Sul na segunda quinzena de fevereiro é de redução das chuvas e do calor, principalmente no Rio Grande do Sul, enquanto o Paraná ainda vai alternar períodos mais chuvosos com períodos mais secos.
Já a parte norte do Nordeste (incluindo sertão e agreste), em virtude da atuação de mais um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico, continua sendo beneficiada com alguns episódios de água, principalmente no norte do Maranhão, Piauí, Ceará e no Rio Grande do Norte.
1ª semana de fevereiro
Segundo a Somar, o padrão de comportamento climático observado ao longo da segunda quinzena de janeiro repetiu-se ao longo da primeira semana de fevereiro, o que agrava a situação da falta de chuva em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e parte (leste/nordeste) de Goiás.
A combinação de frente fria "bloqueada" no Sul do País e um sistema de baixa pressão nos altos níveis (Vórtice Ciclônico) sobre o Nordeste tem sido responsável pela condição de chuvas nas últimas semanas. Na semana passada, as águas se concentraram sobre os Estados do Sul do Brasil e também sobre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Os índices de Água Disponível no Solo já refletem a mudança do padrão das chuvas observado nas últimas semanas. As condições são excelentes (superior a 90%) desde o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Em contrapartida, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas apresentam baixos índices de água no solo.
Argentina
O padrão climático foi típico de verão na Argentina, na primeira semana de fevereiro. Os episódios de chuvas, na sua maioria, ocorrem em virtude de sistemas tropicais. "Por isso, os maiores volumes de chuva mais uma vez ficaram concentrados sobre o norte da Argentina", informa Etchichury.
Nas principais regiões produtoras da Argentina, incluindo as Províncias de Buenos Aires, Córdoba, Entre Rios e Santa Fé, as chuvas ainda não garantem uma regularização, mas ajudam a amenizar as condições da estiagem. De acordo com a Somar, o norte da Província de Santa Fé foi a região em as lavouras mais se beneficiaram com as águas das últimas duas semanas.
Assim como na semana passada, esta semana também começa com o deslocamento de uma nova frente fria sobre a Província de Buenos Aires e com volumes pluviométricos sobre a região central. "No restante do país, o tempo não muda muito em relação ao observado nos últimos dias, devendo ocorrer apenas alguns episódios de chuvas isoladas principalmente no norte do país. Em virtude da entrada de um sistema da alta pressão, o calor deve diminuir no decorrer da semana", informa Etchichury.
Para a segunda quinzena de fevereiro a tendência é de um período de pouca água sobre grande parte do território argentino. Isso porque, nesse período, as frentes frias associadas às condições tropicais (umidade da Amazônia) voltam a atuar mais sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas