quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CHINA/SOJA SOBE MOTIVADA POR SECA E RELATÓRIO EUA

Os futuros da soja terminaram com alta pelo segundo dia consecutivo desde que a reabertura da Bolsa de Commodities de Dalian.
O mercado acompanha o rali generalizado das commodities agrícolas, após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) ter reduzido em seu relatório mensal a projeção dos estoques finais de milho. Uma severa estiagem, que afeta cerca de 7,73 milhões de hectares dedicados ao plantio da safra de trigo de inverno, também influencia positivamente os preços.
Nesta quinta-feira, o contrato referencial do trigo avançou quase 1%, atingindo um novo recorde de 3.036 yuans por tonelada (6,59 yuans = US$ 1), após ganhos perto de 6% ontem. O contrato janeiro da soja fechou com alta de 1,7%, a 4.653 yuans por tonelada, seguindo uma valorização de 1,2% na Bolsa de Chicago.
O relatório do USDA projetou as ofertas de milho no final da temporada 2010/11 em 675 milhões de bushels, volume abaixo dos 745 milhões de bushels previstos em janeiro e bem inferior à expectativa de analistas. A revisão da estimativa elevou as cotações do grão na CBOT para o maior nível em 31 meses, a US$ 6,98 por bushel. "Nós prevemos que uma oferta apertada de milho norte-americano sustente os preços da soja no longo prazo", disse a Shanghai Cifco Futures em uma nota, acrescentando que o milho disputa acres com a oleaginosa nos Estados Unidos.
O desempenho da soja, contudo, foi contido pelo limitado efeito do fenômeno La Niña na produção da Argentina. A safra argentina foi revisada para baixo pelo USDA, em um milhão de toneladas, para 49,5 milhões de toneladas, enquanto a brasileira teve aumento de igual proporção.
O mercado também foi motivado pela decisão do governo chinês de gastar mais para assegurar a produção de grãos e elevar em até 22% o preço mínimo de compra para o arroz neste ano, além de ampliar os estoques agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas