sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SOJA: DEMANDA CHINESA ELEVA PRESSÃO SOBRE OFERTA GLOBAL.

A demanda chinesa por soja importada está aumentando a pressão sobre a oferta global exportável, que deve ficar aquém de uma estimativa do governo norte-americano, conduzindo os preços para um novo rali, disse o Rabobank em um relatório divulgado nesta sexta-feira. Na Bolsa de Chicago os futuros da oleaginosa dispararam 18% nos últimos três meses, enquanto o governo adota várias medidas para ampliar as ofertas no mercado doméstico e conter as pressões inflacionárias.
O Rabobank estima que a produção combinada dos três maiores exportadores de soja do mundo - Estados Unidos, Brasil e Argentina - deve recuar nove milhões de toneladas neste ano. "Na nossa visão, isso reduzirá a disponibilidade global de soja para exportação em mais de quatro milhões de toneladas em relação à projeção atual [do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos] de 98,7 milhões de toneladas", informou o banco.
A China importou 5,5 milhões de toneladas em novembro e 5,4 milhões em dezembro. No ano passado, as importações de soja cresceram 29%, atingindo um recorde de 54,8 milhões de toneladas. O volume importado nos dois últimos meses de 2010 são "bem superiores ao ritmo mensal de 4,75 milhões de toneladas necessário para atingir as 57 milhões de toneladas previstas pelo USDA para temporada 2010/11", afirmou o Rabobank. Dados oficiais referentes ao mês de janeiro serão divulgados na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas