quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SAFRA 2010/11-PARANÁ REDUZ ESTIMATIVA PARA MILHO E ELEVA SOJA.

O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) fez leves ajustes hoje seus números para a safra de grãos 2010/11 no Estado, com uma ligeira redução na estimativa da produção de milho e pequena elevação na projeção da colheita de soja.
De acordo com o órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o maior produtor de milho do País deve colher uma safra de 5,3 milhões de toneladas do cereal, ante estimativa em outubro de 5,4 milhões. O volume estimado agora é 22% menor que o da temporada 2009/10. Os produtores paranaenses preferiram plantar mais soja nesta safra, um produto que projetava maior liquidez que o milho na época do plantio.
A estimativa da área destinada ao milho no Estado também diminuiu no levantamento deste mês, passando de 742 mil hectares em outubro para 735 mil ha. O rendimento previsto é de 7,2 mil quilos por hectare, ante 7,6 mil quilos/ha em 2009/10.
Já a previsão para a nova safra de soja é de 13,8 milhões de toneladas, ante 13,7 milhões em outubro. O novo número representa uma queda de 1% ante a produção 2009/10. A área destinada à oleaginosa foi mantida em cerca de 4,5 milhões de hectares, com uma produtividade estimada em 3 mil quilos por hectare, ante 3,2 mil quilos/ha na safra passada.
O Estado é o segundo maior produtor da oleaginosa no País, atrás de Mato Grosso, cuja produção está estimada em 18,4 milhões de toneladas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
"As lavouras estão bonitas, as condições são boas. O que estamos torcendo é para que não venha uma estiagem nos próximos dois meses, que são críticos. Está todo mundo apreensivo", disse à Agência Estado o agrônomo do Deral Otmar Hubner, referindo-se ao fenômeno climático La Niña, que provoca irregularidade de chuvas no Hemisfério Sul e deve persistir pelo menos até meados de 2011.
Para o algodão, a previsão do Deral é de uma produção no Paraná de 2,1 mil toneladas, contra 2 mil estimadas em outubro, em uma área de 826 hectares.
Plantio - Segundo o levantamento do Deral, 98% da área destinada ao milho no Estado foi plantada até 22 de novembro, avanço de um ponto porcentual em relação à semana passada, sendo que 91% das lavouras estão em boas condições. O plantio da soja atingiu 95% da área prevista para 2010/11, ante 92% há uma semana, com 96% das lavouras em boas condições.
A comercialização antecipada da soja 2010/11 não teve alterações na semana e manteve-se em 5% da safra prevista. Quanto ao milho, 1% da produção está comprometida.
"Os produtores estão vendendo devagar. Como o mercado está aquecido, o produtor fica com um pé atrás esperando subir mais e normalmente nossos produtores têm por costume fazer a venda na colheita", disse Hubner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas