quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SOJA: LA NIñA ATRASA APARECIMENTO DA FERRUGEM.

O ocorrência do fenômeno La Niña, que adiou o plantio nas áreas de produção de soja do Brasil, atrasou também o aparecimento da ferrugem asiática, doença provocada por um fungo e que, em condições extremas, pode reduzir a produtividade das lavouras em até 80%. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa/Soja, apenas um foco da doença foi registrado até agora, em São Miguel do Araguaia (GO), em 22 de setembro.
Em 2009, o mês de novembro registrava um total de 58 focos espalhados por vários estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros. Em toda a safra 2009/10 foram 2.370 ocorrências da ferrugem no País. O ciclo passado coincidiu com um período de El Niño, de chuvas abundantes e bem distribuídas, que incentivaram o aparecimento da doença logo nas primeiras semanas da safra.
Neste ano, contudo, "o inverno mais seco e o prolongamento da estiagem na primavera provocou um atraso no plantio da soja. Isso limitou o aparecimento do fungo da ferrugem neste início de safra", disse a fitopatologista Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa/Soja e membro do Consórcio Antiferrugem.
A pesquisadora alerta, contudo, que a experiência mostra que a ocorrência do La Niña não implica em uma incidência menor de ferrugem durante a safra. Isso depende de fatores como o controle correto da doença nas áreas atingidas, entre outros. Apenas as áreas de soja do Rio Grande do Sul podem sofrer menos com a doença neste ano do que as do Centro-Oeste por causa dos períodos de estiagem previstos para a região.
Cláudia Godoy recomenda que os produtores façam o monitoramento das lavouras para reduzir as aplicações de defensivos que controlam a doença. Desde que o vazio sanitário foi adotado no Brasil, em 2006, o número de aplicações caiu de uma média de quatro para dois por safra. "O que o produtor geralmente faz é a aplicação logo no início do florescimento, independente de haver ferrugem na lavoura. Mas o monitoramento pode diminuir a quantidade de defensivo utilizada", disse. Durante o vazio sanitário, os produtores são proibidos de plantar soja para evitar a chamada "ponte verde", que permite a sobrevivência do fungo da ferrugem nas lavouras entre uma safra e outra. Em 2009/10, a média foi de 2,7 aplicações por causa dos efeitos do El Niño.
Embora razoavelmente controlada no Brasil, cálculos da Embrapa mostram que a ferrugem asiática representa perdas de US$ 2 bilhões, em média, a cada safra, incluídos aí o custo de controle da doença e as perdas de produtividade das lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas