sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

INFORMA: SAFRA BRASILEIRA DE GRÃOS PODE SUPERAR EXPECTATIVA

As boas condições das lavouras de grãos nos dois principais produtores nacionais, Mato Grosso (soja) e Paraná (soja e milho), podem elevar ainda mais a estimativa da produção brasileira de verão 2010/11, em que pese problemas pontuais como o atraso do plantio em algumas áreas e a estiagem no extremo sul do País, de acordo com Aedson Pereira, analista de grãos da Informa Economics FNP (ex-AgraFNP). A consultoria, que há quase duas semanas elevou suas projeções para a safra de soja, deve revisar ainda mais para cima suas estimativas. "No Paraná, teremos bom rendimento tanto na soja quanto no milho. O Estado pode surpreender", comentou o analista durante evento para apresentar a nova identidade da Informa Economics no Brasil. No Paraná, a produtividade das lavouras de milho pode ficar acima da média de cinco anos passados, o que poderá compensar, em parte, a forte redução na área cultivada no atual ciclo. Em Mato Grosso, as primeiras lavouras colhidas no oeste do Estado apontam produtividade entre 45 e 48 sacas por hectare, mas Pereira vê média um pouco acima desses níveis. Pereira também vêm bons níveis de rendimento no Rio Grande do Sul, apesar da estiagem forte no extremo sul gaúcho.
Os números, contudo, ainda são preliminares. Dados divulgados hoje pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que 1,3% da safra de soja do Estado foi colhida. Na região oeste a taxa chega a 1,0%.
As atuais estimativas da Informa Economics FNP são de uma produção de milho em 50,8 milhões de toneladas (safra verão e inverno) e de soja em 68,3 milhões de toneladas em 2010/11. As exportações do período deverão ficar em 8,1 milhões de t e 31 milhões de t (recorde), respectivamente.
As boas condições das lavouras também podem elevar as projeções para o algodão, de acordo com o analista de mercado Fernando Terao.
Neste momento, a consultoria estima produção de 1,858 milhão de toneladas de pluma, ante 1,194 milhão de t na safra anterior. Do total, 650 mil toneladas deverão ser exportadas, ante 513 mil t em 2009/10. Terao acredita que o Brasil subirá para o terceiro lugar no ranking dos maiores exportadores em 2010/11, ocupando o lugar que até a safra passada foi do Paquistão, e atrás de Estados Unidos e Índia. As condições favoráveis do mercado interno e externo, afirmou, deverá estimular o produtor a manter pelo menos a mesma área plantada para 2011/12, previu.
Nova identidade - A partir de hoje, a AgraFNP passou a ser chamada de Informa Economics FNP, como parte do processo de integração com a Informa Economics, maior empresa de consultoria e informação para o agronegócio para os Estados Unidos. A mudança, de acordo com seu presidente, Maurício Mendes, faz parte do processo de internacionalização que começou com a entrada da FNP para o Grupo Informa, em 2005. A empresa pretende ampliar sua atuação em periódicos, inteligência de negócios, projetos, consultorias e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas