terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SOJA: CHINA VENDERÁ UM MILHÃO DE TONS PARA ESMAGADORAS.

O governo da China vai vender um milhão de toneladas de soja e 500 mil toneladas de óleo de colza para as cinco maiores esmagadoras de oleaginosas do país para estabilizar a oferta e os preços dos óleos comestíveis, segundo o jornal 21st Century Business Herald.
O diário, que cita fontes, não especificou quanto será vendido a cada uma das emrpesas, o Cofco Group, Yihai Kerry Investment Co., Chinatex Corp., Heilongjiang Jiusan Oil & Fat Co. E Sanhe Hopefull Grain & Oil Group Co.
A Administração Estatal de Grãos da China reuniu-se com representantes dessas empresas ontem para discutir os detalhes do processo de venda, segundo o jornal.

MILHO: RETOMAR COMPRAS PARA ABASTECER ESTOQUES
A estatal chinesa de estocagem China Grain Reserves Corp. (Sinograin) está pronta para reiniciar as compras no mercado doméstico de milho, disse hoje um participante da indústria ligado a uma agência de pesquisa do governo. A medida sinaliza a crescente preocupação do país com o declínio das reservas estatais do grão - assunto que tem sido destacado por executivos da indústria e acadêmicos, ainda que Pequim tenha liberado milhões de toneladas dos estoques para conter a inflação.
O retorno da Sinograin ao mercado colocará um fim à incomum interrupção das operações de armazenagem no ano passado, política adotada pela companhia para evitar um aumento ainda maior dos preços, que já estavam bastante elevados no primeiro semestre. "Ainda não foi oficialmente anunciado, mas o mercado sabe que a Sinograin está de volta ao mercado, ainda que não saibamos o preço proposto por ela", afirmou o participante da indústria. As compras de cerca de 9 milhões de toneladas planejadas pela Sinograin seriam apenas de milho doméstico, e não importado, acrescentou ele, confirmando notícias publicadas na mídia.
A estatal chinesa não respondeu à solicitação de comentário sobre uma possível retomada das aquisições. O governo normalmente não revela detalhes sobre os estoques oficiais de grãos.
Autoridades garantem que a China tem reservas de milho suficientes, insistindo que a capacidade de manter as ofertas domésticas é mais que adequada. Contudo, alguns participantes da indústria, incluindo o executivo-chefe de uma importante empresa de grãos de Dalian, questionou abertamente tais suposições no ano passado, prevendo que os estoques chineses, na verdade, estavam acentuadamente menores.
O governo chinês liberou cerca de um milhão de toneladas de milho quase toda semana desde maio de 2010. Em outubro, Pequim disse ter vendido quase 23 milhões de toneladas das reservas. Ainda não está claro quando a Sinograin pode garantir a retomada das compras, já que os preços dos grãos continuam enfrentando pressões inflacionárias.
As aquisições podem ser feitas em partes, de acordo com reportagem divulgada pelo jornal National Business Daily. "A companhia também pode interrompê-las, se houver sinais de que estão contribuindo com a aceleração da inflação", disse a publicação, sem citar fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas