sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SOJA/COLHEITA NO MT AVANÇA LENTAMENTE, CHUVA PREOCUPA.

As chuvas vêm atrapalhando a colheita da safra 2010/11 de soja em Mato Grosso. De acordo com relatório divulgado hoje pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a coleta avançou 0,6% na última semana, atingindo neste momento 1,3% da área prevista.
Nesta mesma época do ano passado, a colheita já havia sido feita em 6,5% da área plantada no principal Estado produtor da oleaginosa. A região onde os trabalhos estão mais adiantados é a oeste, com 3,5% da área colhida, liderada pela cidade de Sapezal, que colheu 5,5% das suas lavouras. Segundo o Imea, essas áreas darão lugar ao algodão.
A região médio-norte tem 1,2% de sua área de soja colhida, seguida pelo centro-sul e sudeste, com 1%, e pelo nordeste com 0,4%. As regiões norte e noroeste ainda não deram início aos trabalhos.
A estimativa do Imea para todo Mato Grosso é de plantio em 6,2 milhões de hectares, com produção de 18,7 milhões de toneladas. A comercialização antecipada da safra 2010/11 atingiu 65,9% da produção, bem à frente dos 45,4% verificados na mesma época do ano passado.
A preocupação no Estado é com o volume de chuvas. Segundo Laércio Pedro Lenz, produtor de Sorriso, quem já tem soja para colher enfrenta problemas há cerca de uma semana, sem conseguir levar as máquinas para o campo. "Quem tem para colher não consegue entrar na lavoura e já está atrasado. Não é nada que alarme, mas já começa a preocupar", disse ele, que planeja iniciar a coleta em seus 900 hectares na terça-feira.
Segundo Lenz, a previsão é de sol na quarta e quinta-feiras da semana que vem, porém com chuva nos outros dias. Um volume de chuvas acima do normal faz com que o peso do grão diminua e a produtividade caia.
Maria Amelia Tirloni, analista de grãos do Imea, lembra que a colheita já havia começado mais tarde porque o plantio sofreu um atraso de cerca de duas semanas devido à estiagem, situação agora agravada pelas chuvas. "Está atrasado mais do que o esperado. E agora em Sorriso há quatro focos de ferrugem, porque fica complicado fazer aplicação. Se isso continuar na próxima semana, aí sim teremos problemas significativos", disse ela.
Algodão - O excesso de chuvas também tem prejudicado o plantio do algodão 2010/11 em Mato Grosso. Segundo o Imea, as precipitações são intensas na região sudeste, que responde por 48,7% de toda a área no Estado.
Até 20 de janeiro, 71% da área prevista em 595,2 mil hectares foram plantados, contra 68% na semana anterior. No sudeste, o plantio avançou apenas um ponto porcentual na semana, para 76% da área prevista em 289,9 mil hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas