quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MILHO: PREÇO SUBIRÁ SE UE NÃO APROVAR OGM DO BRASIL.

Os mercados de milho da União Europeia (UE) podem enfrentar fortes altas de preço nos próximos meses, já que a legislação do bloco para organismos geneticamente modificados pode barrar as importações brasileiras, informou nesta quinta-feira a consultoria francesa Stratégie Grains.
A Europa está muito dependente do milho importado nesta temporada, após a produção local ter recuado para 55,1 milhões de toneladas, volume 2,3 milhões de toneladas abaixo do registrado em 2009, deixando o mercado com um déficit estimado em 500 mil toneladas até 30 de setembro.
A consultoria francesa prevê que a UE precisará importar sete milhões de toneladas de milho em 2010/11, sendo que quase três milhões de toneladas devem ser de origem brasileira devido à competitividade dos preços. Contudo, a Stratégie Grains revelou que os embarques do Brasil podem conter vestígios de uma nova variedade transgênica não autorizada no bloco europeu a partir de abril, o que restringirá as ofertas. "Se a aprovação [desta variedade geneticamente modificada] não for concedida antes de março, pode ser necessário reduzir nossa projeção das importações brasileiras em torno de 1,5 milhão de toneladas, o que seria excepcionalmente otimista para os preços do milho na UE", esclareceu a consultoria em um relatório.
Os preços mundiais do grão já estão em níveis não vistos desde 2008, conforme uma produtividade abaixo das expectativas nos Estados Unidos, preocupações com a safra argentina e fortes importações chinesas levantam temores sobre um aperto na relação global de oferta e demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas