quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOJA/CHINA FECHA EM ALTA DIANTE DE RALI DAS COMMODITIES

Os futuros da soja fecharam em alta na Bolsa de Commodities de Dalian, conforme a fraqueza do dólar provocou um rali generalizado das commodities e dos mercados acionários. No entanto, os ganhos foram limitados por preocupações de que a China apertará ainda mais as políticas monetária e de crédito.
O contrato janeiro, o mais negociado, encerrou com valorização de 1% nesta quarta-feira, a 4.609 yuans por tonelada, após ter operado entre 4.588 e 4.624 yuans por tonelada (6,58 yuans = US$ 1). Os contratos de referência dos óleos de palma e soja também subiram 1% e 1,1%, respectivamente, revertendo o fraco desempenho observado nas últimas três sessões.
A demanda tem crescido antes do Ano Novo Lunar, no começo de fevereiro, estimulando os futuros. Entretanto, as processadoras temem que os controles de preço do governo prejudiquem ainda mais as margens de lucro e algumas suspenderam as operações, já que as cotações da soja superaram as dos óleos vegetais.
Devido à fraca margem de lucro obtida com atividades de esmagamento, importadores chineses cancelaram dois carregamentos de soja norte-americana, informou o Centro Nacional de Óleos e Grãos da China (CNGOIC). Os leilões que vem sendo feitos pelo governo chinês podem pressionar a soja no curto prazo, mas não podem mudar a tendência de alta dos preços, afirmou Xu Liang, analista da Shanghai East Asia Futures, em uma nota. Segundo notícias divulgadas na mídia local, o país pode vender quase 350 mil toneladas de soja e 450 mil toneladas de óleos de canola para processadoras específicas por preços abaixo do nível de mercado.
Expectativas de que a inflação desacelerou em dezembro beneficiaram as commodities e os mercados acionários, após a emissora de televisão Phoenix TV, de Hong Kong, ter informado, sem citar fontes, que o índice de preços ao consumidor chinês subiu 4,6% ante igual período de 2009, abaixo da máxima em 28 meses apurada em novembro, de 5,1%. O governo deve anunciar os dados econômicos amanhã (dia 20).
O sentimento do mercado deve melhorar, se a inflação se distanciar da máxima, mas autoridades devem manter o viés de aperto das políticas monetária e de crédito, já que o crescimento econômico e a inflação das commodities devem permanecer em níveis relativamente altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas