quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MILHO-COLHEITA TARDIA DA SOJA LIMITARÁ SAFRINHA.

A colheita tardia da safra de verão de soja - após o atraso no plantio da cultura em virtude da estiagem do ano passado - vai limitar a expansão da área da safrinha de milho em Mato Grosso, na avaliação do diretor da Agromen Tecnologia, Rolando Alegria. "O plantio e a colheita da soja, que foram tardios, vão gerar uma janela muito pequena para o plantio da safrinha de milho", disse o executivo à Agência Estado.
Mas se a área pode não crescer muito, os bons preços pagos pelo grão devem pelo menos manter a mesma extensão de plantio. "Havia uma expectativa ruim (de preços) até quatro ou cinco meses atrás, mas os bons preços para o milho (a partir do segundo semestre) vão ao menos sustentar a manutenção da área cultivada", afirmou Alegria, mexicano que desde meados do ano passado comanda a Agromen, braço da Dow AgroSciences. Devem ser cultivados entre 5 milhões e 5,2 milhões de hectares com a safra de milho de inverno no País, na avaliação da companhia.
Para a próxima safra verão, a 2011/2012, Alegria vê uma competição por área entre milho e soja. "Os preços do milho estão bons, mas os da soja estão excelentes", ponderou.
O cultivo da safrinha neste ano deve consolidar o plantio de híbridos transgênicos de milho, que devem atingir 60% de toda oferta da Agromen Tecnologia, ante apenas 15% no período anterior. "No ano passado, a tecnologia Herculex ainda começava, pois tinha sido lançada na safra verão 2009/2010", lembrou Alegria. "Além disso, desenvolvemos variedades específicas para serem cultivadas na safrinha, cujas condições climáticas são mais restritivas", completou.
Investimentos - Sem divulgar números, o diretor da Agromen Tecnologia revelou que a companhia fará pesados investimentos no País para dobrar a capacidade de produção em três anos e também ampliar em 100% sua fatia no mercado de sementes de milho em cinco anos. Essa fatia sempre girou em torno de 10% de market share, ou seja, a companhia quer chegar a 20% do mercado. "Vamos ampliar as atuais unidades e construir outras para atingirmos o objetivo até 2013", afirmou Alegria.
O executivo considera ainda que a aquisição da Agromen Tecnologia junto à Agromen Sementes Agrícolas, no final de julho de 2007, "foi um bom investimento da Dow". "O cenário para o milho é bom, com aumento da demanda para o consumo no mercado interno e ainda com boas perspectivas para a exportação do Brasil em 2011", afirmou Alegria.
Apesar de as previsões apontarem para uma exportação de 6 milhões de toneladas de milho na safra 2010/2011, Alegria acredita que esse volume pode ser maior e chegar perto das 10 milhões de t comercializadas pelo País na safra anterior. "O único limitador é o mercado interno de frangos e suínos que pode gerar uma demanda capaz de impedir uma maior exportação", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou ?

Minha foto
SÃO PAULO, CAPITAL, Brazil
CORRETOR DE COMMODITIES.

whos.amung.us

contador de visitas